Vários povos habitaram o continente americano, por milhares e até milhões de anos, antes da chegada de Cristóvão Colombo à ilha onde hoje se encontra a República Dominicana. Apesar da importante contribuição de cada uma delas para a História do Homem nas Américas e para a toda a civilização, no âmbito da Ciência e Engenharia de Materiais, assim como em outros aspectos, as Civilizações inca, asteca e maia foram, de longe, as mais importantes e as que deixaram um legado difícil de mensurar. Os conquistadores da Espanha vieram, viram e voltaram assombrados. Eles nunca tinham visto nada na Europa como as pontes do Peru. Os cronistas escreveram que os soldados espanhóis tiveram receio antes de caminhar sobre as pontes de cabos de fibras trançadas, suspensos através de gargantas profundas nos Andes, pois, ao vergarem e balançarem, elas pareciam passarelas bastante frágeis. Ao contrário, as pontes suspensas foram vitais no estabelecimento do vasto império inca, nos Andes, durante centenas de anos antes da chegada do conquistador espanhol em 1532. O povo que não tinha desenvolvido o arco de pedra ou transportes com rodas, especializou-se de forma fantástica no uso de fibras naturais para fabricar tecidos, barcos, armas de funda, mantendo, inclusive, um inventário por meio de um sistema de pré-escrita com base em nós. Essas pontes feitas de cordas de fibra, algumas tão grossas como o tronco de um homem (ver Figura 3), foram a solução tecnológica para o problema do caminho percolado de terrenos ásperos e vales profundos.
Fonte: A evolução dos materiais. Parte II: A contribuição das civilizações pré-colombianas
R.F. Navarro/Revista Eletrônica de Materiais e processos/ISSN 1809-8797/v.3.1 (2008) 15-24
1) Após a leitura do texto e de acordo com a imagem, responda as questões abaixo:
a). Por que os espanhóis ficaram surpresos com a tecnologia Inca?
1 ponto
Sua resposta
b) É possível perceber a semelhança, ou até mesmo a influência dos povos americanos nas construções modernas das cidades? Explique o exemplo das cidades.
1 ponto
Sua resposta
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
A)Porque eles nunca tinham visto nada na Europa como as pontes do Peru
B)Sim, é possível. As imagens apresentam solução parecidas para solucionar problemas ligado ao transporte e locomoção: grandes pontes. A imagem apresenta a ponte da Califórnia em um ângulo que a deixa semelhante às pontes de cordas incas.
Explicação:
KerolinLarissa:
obrigadaa <3
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás