Respostas
Bom dia! Sabemos que o número atômico (Z) fica na parte esquerda inferior de um respectivo átomo, ao mesmo tempo em que o número de massa (A) fica na parte direita superior. Sendo assim, temos as seguintes informações:
-O número de massa (A) é igual à soma dos prótons e neutrôns;
-O número atômico (Z) equivale ao número de prótons;
-O número de elétrons é igual ao número de prótons em um átomo eletricamente neutro.
Portanto, vamos observar o átomo "A".
Como já apontei anteriormente, o número atômico fica na parte esquerda inferior de um átomo, portanto, nesse caso, temos o número 20. Sabendo, então, que o número atômico equivale ao número de prótons, podemos concluir que "A" tem 20 prótons, assim como 20 elétrons, já que é um átomo eletricamente neutro.
Para descobrirmos o número de neutrôns de "A", é importante retomarmos a informação de que o número de massa é igual à soma de prótons e neutrôns, sendo assim, tendo o número de massa na parte direita superior (42) e o número de prótons (20), basta subtrairmos esses valores para obtermos o número de neutrôns:
42-20 = 22 neutrôns
Claro, os mesmos processos se aplicam aos demais átomos. Agora, vamos observar o resto.
O átomo "B" possui número atômico 20, e, portanto, 20 prótons, assim como 20 elétrons. O número de massa de "B" é 40, então, fazendo a subtração entre 40 e 20, temos 20 neutrôns.
O átomo "C" possui número atômico 18, e, portanto, 18 prótons, assim como 18 elétrons. O número de massa de "C" é 40, então, fazendo a subtração entre 40 e 18, temos 22 neutrôns.
O átomo "D" possui número atômico 18, e, portanto, 18 prótons, assim como 18 elétrons. O número de massa de "D" é 38, então, fazendo a subtração entre 38 e 18, temos 20 neutrôns.
Agora, basta que você organize a tabela de acordo com os valores apresentados! Espero ter ajudado!