Respostas
Resposta:
O isolamento social é defendido por especialistas e autoridades da saúde de todo o mundo como uma estratégia eficiente contra a propagação do novo coronavírus.
É o que defendem, por exemplo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde brasileiro. Medidas como a quarentena, com fechamento de comércio e proibição de outras atividades, busca evitar que as pessoas se encontrem ou se aglomerem, ajudando no controle da pandemia.
Dessa forma, é possível frear a curva de crescimento de casos, evitando que um grande número de pessoas fique infectada ao mesmo tempo e sobrecarregue os sistemas de saúde.
Apesar de contar com apoio praticamente unânime entre autoridades de saúde e especialistas, o isolamento social é criticado por quem acredita que ele prejudica a economia e a renda da população.
O crítico mais notório dessa estratégia no Brasil e talvez no mundo é o presidente Jair Bolsonaro. Em discurso feito em cadeia nacional em 24 de março, por exemplo, o presidente afirmou que “nossa vida tem que continuar. Empregos devem ser mantidos, o sustento da família deve ser preservado”.