Respostas
Resposta:
A relação entre Deus e o tempo é uma das questões mais complexas da teologia. Alguns teólogos entendem que Deus criou o tempo, e nesse sentido o tempo faz parte do reino da criação. Já outros teólogos enxergam o tempo como um relacionamento existente em Deus antes da criação, visto que Ele é eterno e o próprio conceito de eternidade inclui o tempo.
Seja como for, tudo o que realmente sabemos é que Deus transcende ao tempo e age no tempo. Isso quer dizer que o seu propósito eterno é executado no tempo, e nada pode frustrá-lo (Jó 42:2). Inclusive, a Bíblia diz que na eternidade, antes mesmo da criação do mundo, Deus planejou a redenção do seu povo (Efésios 1). A própria encarnação de Cristo ocorreu quando chegou a plenitude do tempo (Gálatas 4:4).
Conforme as Escrituras revelam, Deus fez todos os povos de um só homem, e concedeu que eles povoassem a terra, “tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos que deveriam habitar” (Atos 12:26). Já no que diz respeito à vida de cada pessoa, o salmista escreve que os tempos dos homens estão nas mãos do Senhor (Salmo 31:15).