Respostas
Resposta:
Os três tipos de contração muscular: concêntrica, excêntrica e isométrica — Acker | Treinamento Funcional
A contração muscular pode ser classificada em três formas: concêntrica, excêntrica e isométrica.
A forma mais comum de todas é a concêntrica, que basicamente resulta na maioria dos movimentos de atividades da vida diária. Esta contração é dinâmica e constitui em um encurtamento do músculo, gerando um movimento articular. O encurtamento ocorre devido os filamentos finos serem tracionados em direção ao centro do sarcômero. Um exemplo de contração concêntrica é o levantar da cadeira, onde os músculos responsáveis pela extensão de quadril e joelho serão encurtados, geram um movimento articular que fará a pessoa ficar de pé. Outro exemplo é o chute no futebol, onde o jogador irá contrair concentricamente o mais rápido possível a musculatura de extensão de joelho, para gerar potência e consequentemente, gerar o chute mais forte.
A contração excêntrica também é dinâmica. É um modo antagônico da relatada anteriormente, pois ocorre um alongamento do músculo, de forma a controlar o movimento. Exemplo dessa contração é quando vamos colocar um objeto em cima da mesa, nós controlamos os flexores de cotovelo para que eles cuidadosamente sejam alongados até o objeto chegar ao local. Nos esportes esta contração tem suma importância, principalmente para evitar lesões. Quando você faz um movimento de travagem rápida, você utiliza uma contração excêntrica para frear e controlar o movimento. No futebol, por exemplo, é quando o jogador salta para cabecear e precisa aterrissar, neste momento o corpo irá ativar os músculos para que eles excentricamente absorvam o impacto e impeçam a lesão.
O terceiro tipo de contração, é a isotérmica. O indivíduo estará gerando força, porém sem movimento articular, e a musculatura continuará sem alteração no comprimento. Um exemplo disso é quando vamos sustentar um objeto parado no ar. Outro excelente exemplo é a prancha abdominal, na qual precisamos manter a posição por um determinado tempo e com o passar desse período a pessoa começa a tremer, pois seus músculos estão se contraindo ao máximo, recrutando toda a musculatura acessória possível para gerar um trabalho muscular muito forte, mas sem movimento articular.