Respostas
Os animais adquirem o carbono de forma direta ou indireta, através da alimentação por vegetais, por exemplo. O metabolismo desses animais é capaz de sintetizar e transformá-lo em novos tipos de produtos. No caso dos animais carnívoros, o carbono é absorvido através da alimentação dos herbívoros e assim sucessivamente. Os humanos usam processos de fotossíntese, respiração e decomposição são essenciais para o ciclo do carbono. A ação do ser humano tem provocado um aumento do gás carbônico disponível na atmosfera, acentuando o efeito estufa e contribuindo para o aquecimento global.
enfim, os que os animais e os humanos mais usam é a alimentação e a respiração
Oi, boa noite, tudo certo?
Então, para podermos entender como os animais e seres humanos recebem o gás carbônico é necessário lembrar que todo esse processo se dá da realização das plantas e vegetais, que utilizam o gás carbônico presente na atmosfera para a realização da fotossíntese. Um dos produtos desse fenômeno é a glicose, que é consumida pelo próprio vegetal, mas também por outros animais, que não são capazes de produzirem o próprio alimento, ou seja, os seres heterótrofos.
Quando um ser heterótrofo se alimenta de qualquer vegetal, ele consome aquela matéria orgânica que estava armazenada. Essa matéria é utilizada nos processos metabólicos do animal, como a respiração, por exemplo, que libera gás carbônico para o ambiente. O processo da respiração de todos os seres vivos, sejam eles micro-organismos, animais ou vegetais, libera gás carbônico para a atmosfera e, consequentemente, átomos de carbono.
Sendo assim, realiza-se a cadeia alimentar, onde temos o consumidor primário, consumidor secundário e consumidor terciário (em alguns casos existem até os quartenários), resumindo isso:
É como quando um grilo se alimenta de um vegetal -> o sapo se alimenta do grilo -> a cobra se alimenta do sapo -> o gavião se alimenta do sapo (aqui temos um caso de consumidor quartenário)
E é na cadeia alimentar onde o ser humano também se encaixa, e assim ocorre o "ganho" de gás carbônico em nosso organismo.
Espero ter ajudado!