Respostas
Resposta:S FASES DA CORRIDA DE 100M
Depois de verificar algumas referências básicas e rever alguns conceitos das corridas de velocidade, a Série Desenvolvimento da Velocidade vai descrever as fases da corrida de 100 metros, que servem de parâmetros para muitos técnicos, atletas ou simples admiradores possam analisar taticamente o desenrolar dessa modalidade de corrida de velocidade.
Essas fases são atributos primários para o entendimento da composição tática da corrida, e a sua assimilação pode levar a técnicos, atletas a aperfeiçoarem os seus treinos para diminuição dos treinos; seja por treinos técnicos, físicos ou mentais.
As fases da corrida de 100 metros são denominadas como Tempo de reação; Aceleração; Transição; Manutenção da velocidade. Mas vamos às descrições de cada uma dessas fases.
Tempo de reação: O tempo de reação é a fração de segundo em que o corredor leva para realizar o movimento de explosão no bloco de partida após o disparo. Geralmente muitos técnicos encontram muitas dificuldades em desenvolver uma boa largada para os atletas, sejam por medo de condicionarem erroneamente os seus atletas em que em situações de pressão eles possam a vir queimar se serem desclassificados; seja para que não haja sacrifício da técnica em detrimento de uma largada razoável, cuja a transição fique prejudicada. O ideal é que o treino de saída de bloco seja realizado em um turno totalmente dedicado para essa atividade, e que todos os aspectos como explosão, posicionamento no bloco e principalmente técnica de saída sejam cuidadosamente treinados. Também é altamente recomendável treino complementar de musculação principalmente na região dos isquiotibiais e do vasto lateral que são as musculaturas mais envolvidas no processo de partida. Uma sugestão de treino é que o treino técnico e o treino de musculação específica sejam realizados sempre no mesmo dia seguindo a ordem anteriormente descrita.
Explicação:
Resposta:Aceleração: A aceleração dá-se no intervalo de pista dos 2 à 10 primeiros metros, onde que em uma corrida em que houve uma boa saída do bloco, a aceleração mediante a execução de uma boa técnica de coordenação do conjunto inclinação do tronco, braços e pernas pode definir o vencedor. É o estado onde se há a maior necessidade de tração das sapatilhas com o piso.
Espero ter ajudado ✌