As sociedades que, na Antiguidade, habitavam os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates, tinham em comum o fato de:
A
terem desenvolvido um intenso comércio marítimo, que favoreceu a constituição de grandes civilizações hidráulicas.
B
serem povos orientais que formaram diversas cidades-Estados, as quais organizavam e controlavam a produção de cereais.
C
terem possibilitado a formação do Estado a partir da produção de excedentes, da necessidade de controle hidráulico e da diferenciação social.
D
possuírem, baseados na prestação de serviço dos camponeses, imensos exércitos que viabilizaram a formação de grandes impérios milenares.
E
possuírem regime teocrático, refinadas habilidades militares, além de unidade de escrita e moeda.
Respostas
Resposta:
resposta c
Explicação:
terem possibilitado a formação do Estado a partir da produção de excedentes, da necessidade de controle hidráulico e da diferenciação social.
É correta a alternativa C. As civilizações que surgiram na região do Crescente Fértil (Egito, Assíria, Suméria, Babilônia e tantas outras) tinham por base econômica a agricultura e adotavam um modelo social fortemente estratificado, tendo ali surgido os conceitos de Estado e uma série das primeiras tecnologias desenvolvidas por nossa espécie.
Este modelo conhecemos hoje como "Modelo de Produção Asiático" (já que, teoricamente, a região da Mesopotâmia se localiza na Ásia), ou Modelo Hidráulico, modelo que observamos no desenvolvimento histórico de uma série de sociedades, dentre elas as civilizações pré-colombianas, como Incas, Astecas e Maias.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/19396445