• Matéria: Filosofia
  • Autor: otaviolsr25262526
  • Perguntado 7 anos atrás

SOCORRO

1.1. A sociedade romana estava dividida entre dois grupos: os Patrícios e os Plebeus. Tal divisão foi o motivo para as lutas pelos direitos civis, por parte dos Plebeus, e para o alargamento da ideia de cidadania. Uma das consequências dessas lutas foi:

A eliminação dos líderes dos Patrícios.

A inclusão dos Plebeus na lista de proscritos da República.

A criação da Lei das Doze tábuas, que libertou os Plebeus do arbítrio dos magistrados, os quais eram todos Patrícios.

O aumento de impostos para custear os danos causados pelas revoltas.

O retorno das legiões romanas para proteger Roma dos revoltosos.

Respostas

respondido por: 5bpmrv
32

Resposta:

a eliminação dos lideres dos patricios.

Explicação:


otaviolsr25262526: você salvou minha vida
otaviolsr25262526: Desde o período colonial até os dias atuais, uma forma de participação política manteve-se constante, sendo suspensa apenas no período da ditadura Vargas, e teve efetiva influência na construção da identidade do cidadão brasileiro. Assinale a afirmativa a seguir que apresenta esse tipo de participação:

A prática eleitoral.

A prática comercial.

O coronelismo.

A prática sacerdotal.

Os partidos políticos.
otaviolsr25262526: sabe essa ?
otaviolsr25262526: eu tô desesperado aqui
otaviolsr25262526: tenho 3 provas p fazer
glaucesm: partidos políticos
otaviolsr25262526: obrigadooooooo
dunderme0: Pelo jeito, você não dá a mínima para sua palavra e foi pesquisar durante a prova... triste que o Brasil sempre vai ser essa porcaria por pessoas como você
respondido por: kaineo
4

Resposta:

Eu tava lendo e acho que a resposta é a A criação da Lei das Doze tábuas, que libertou os Plebeus do arbítrio dos magistrados, os quais eram todos Patrícios.

Explicação:

fonte: Mas as rebeliões plebeias não acabaram quando foi instituído o Concilium Plebis. Em 450 a.C., após novas revoltas, os patrícios decidiram instituir a Lei das Doze Tábuas. Tal medida visava transformar em leis escritas as leis que anteriormente eram transmitidas e conhecidas apenas oralmente. Era o primeiro código de leis escritas em Roma e foi redigido por dez juristas, conhecidos como decênviros. A lei escrita dificultava que os patrícios interpretassem as leis de acordo com suas conveniências, constituindo-se, assim, como uma vitória para os plebeus.

Mas também não tenho certeza.

Mas posso afirmar que os patrícios não acabaram por aí.


douglassergio95: eu achei que era essa tambem mais ai li isso
douglassergio95: O Concilium Plebis era formado por dois magistrados (tribunos) representantes dos plebeus, ... Caso uma decisão fosse vetada, não poderia mais ser colocada em prática. Em 471 a.C., o número de magistrados plebeus aumentou para dez. Sua função consistia também em receber as reclamações dos plebeus que se sentissem injustiçados, o que fazia com que suas casas ficassem abertas aos que os procuravam.
otaviolsr25262526: vlw
Perguntas similares