Respostas
Resposta:
Os dados psicológicos e os fins da educação moral
Há uma proposição sobre a qual todos os psicólogos e todos os educadores estão seguramente de acordo: nenhuma realidade moral é completamente inata. O que é dado pela constituição psicobiológica do indivíduo como tal são as disposições, as tendências afetivas e ativas: a simpatia e o medo – componentes de “respeito” -, as raizes instintivas da sociabilidade da subordinação, da imitação etc., e sobretudo certa capacidade indefinida de afeição, que permitirá a criança amar um ideal como amar a seus pais e tender ao bem como à sociedade de seus semelhantes
Explicação:
Moral é um senso construído por um grupo social de pessoas, e vária de região e décadas. Diferentemente da Ética, o senso moral é algo que não está nas regras oficiais, e é definida de acordo com a educação e região em que o indivíduo vive.
Por exemplo; Duas pessoas estão indo à uma viajem, o motorista não tem carteira de motorista e é barrado no meio do caminho. Ele diz que tem uma carteira, porém esqueceu com a correria da viajem. A segunda pessoa sabia que isso era mentira, pois o conhecia tempo suficiente e sabia que o mesmo não havia passado na aula de direção.
A polícia indaga a segunda pessoa, e pergunta se as afirmações do motorista é real.
A segunda pessoa é a única testemunha, se ela não disser a verdade, ela estará usando o senso moral, pois, a sociedade diz que delatar é errado. A pessoa diz que é verdade. Sua Ética está errada, sua moral correta.
Ética é uma regra a se seguir, muitas das vezes pela justiça, já a moral é uma regra da sociedade.