Em uma manhã de céu azul, um banhista na praia observa que a areia está muito quente e a água do mar está muito fria. À noite, esse mesmo banhista observa que a areia da praia está fira e a água do mar está morna. O fenômeno observado deve-se ao fato de que: *
Respostas
A água tem um calor específico de 1 cal /g°C enquanto o calor específico da areia é de 0,2 cal/g°C. Isso significa que para um grama de água esquentar 1 °C é preciso fornecer 1 cal. E para um grama de areia esquentar 1°C é preciso fornecer 0,2 cal. Ou seja, a areia varia sua temperatura com mais “facilidade”.
Na praia a areia está mais quente pois é preciso menos energia para esquentar ela do que a água. E à noite, a água “demora mais para esfriar” já que tem um calor específico mais elevado. Por isso que a água também é considerada um regulador térmico.
A respeito dos fenômenos de calorimetria temos que, a variação da temperatura da água é menor devido ao seu calor específico ser maior que a o do grão de areia.
A calorimetria estuda os fenômenos físicos relacionados as trocas térmicas, que diz a respeito da energia em trânsito, passa do corpo de maior temperatura para o de menor, promovendo assim o equilíbrio térmico.
Esse calor em transferência quando produz apenas mudança de temperatura em um corpo é chamado de calor sensível, já quando causa mudança no estado do corpo em análise pode ser chamado de calor latente.
A equação fundamental da calorimetria explicita a importância do calor específico na quantidade de calor sensível de uma superfície. Observe:
Δt
Onde,
Q: quantidade de calor sensível (J ou cal)
m: massa do corpo (kg ou g)
c: calor específico (J/kg.ºC ou cal/g.ºC)
ΔT: variação de temperatura (ºC)
Para mais informações, acesse:
O que é a Calorimetria: https://brainly.com.br/tarefa/4384865#:~:text=Calorimetria%20%C3%A9%20o%20uso%20de,um%20processo%20f%C3%ADsico%20ou%20qu%C3%ADmico.