o iluminismo foi um movimento intelectual e filosófico, defensor da supremacia do cientificismo e da lógica sobre o senso comum e as superstições medievais. nesse sentido, colocou a ciência em oposição ao pensamento religioso e ao senso comum (achismo). Tendo como elemento de análise a Pandemia do Covid-19 no Brasil e os debates a cerca da melhor forma de impedir a propagação do vírus, trace uma reflexão entre a resistência do senso comum e do pensamento religioso sobre a ciência na sociedade brasileira contemporânea
Respostas
Resposta:
A Filosofia Moderna caracteriza-se, principalmente, por uma guinada ao Humanismo, iniciada no Renascentismo, e pela valorização incondicional à razão trazida à luz pelo ceticismo e pela descoberta de que o ser humano independe de instâncias racionais metafísicas, como Deus, para descobrir o seu intelecto. Enquanto os antigos perguntavam-se, por exemplo, “o que era a verdade e o conhecimento?”, os modernos passaram a se perguntar “como é possível o conhecimento verdadeiro?”.
É corrente nos estudos historiográficos sobre a Filosofia separar a Filosofia Renascentista e o Iluminismo da Filosofia Moderna. Porém, podemos conceber a ideia de que a Filosofia Moderna, mesmo sendo um período intermediário entre os ideais do Renascimento e do Iluminismo, não se destacou inteiramente dos dois, pois ela nasceu em um e concebeu o outro. Para entender a Modernidade, é preciso, então, olhar para o que aconteceu antes e depois dela.