• Matéria: História
  • Autor: coyotinhabr
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia o texto: "Um dos elementos marcantes do imaginário republicano francês foi o uso da alegoria feminina para representar a República. A Monarquia representava-se naturalmente pela figura do rei, que, eventualmente, simbolizava a própria nação. Derrubada a Monarquia, decapitado o rei, novos símbolos faziam-se necessários para preencher o vazio, para representar as novas ideias e ideais, como a revolução, a liberdade, a república, a própria pátria. Entre os muitos símbolos e alegorias utilizados, em geral inspirados na tradição clássica, salienta-se o da figura feminina" .(CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: São Paulo: Companhia das letras, 1990). Recorrendo ao caso francês em que a República é representada por uma figura feminina, Marianne, os republicanos tentaram fazer o mesmo no Brasil. Entretanto, diferente do que ocorreu na França, no Brasil a tentativa fracassou. Quais poderiam ter sido os motivos para tal fracasso? Comente com breves palavras. (URGENTE PFVV)

Anexos:

Respostas

respondido por: hudmylla1144
6

Eu acho

Explicação:

Apesar de bem-sucedidos na difusão da imagem de Tiradentes, os republicanos não tiveram o mesmo resultado ao associarem a nova forma de governo a uma jovem mulher.

Desde Roma, figuras de mulheres foram utilizadas para representar a República, visto que se trata de uma palavra de gênero feminino. Na França, ela se popularizou a partir da II República (1848-1852), quando essa imagem recebeu o nome de Marianne.


coyotinhabr: Muito obrigada!!
hudmylla1144: Nada
Perguntas similares