Qual é a relação entre a desagregação ambiental por parte do homem com o corona virus?
Gente eu preciso muitooo,quem poder me ajudar eu agradeço.
Respostas
Acontece que a grande maioria das espécies silvestres (plantas ou animais) são "depósitos" de vários tipos de parasitas. Enquanto o habitat dessas espécies não sofre interferências e se mantem, esses parasitas ficam restritos ao meio em que essas espécies vivem.
Com a degradação ambiental e a interferência humana (que muitas vezes, além de invadir o ambiente natural preservado ainda traz espécies silvestres para dentro de seu convívio - para alimentação, p. ex.) esses parasitas rompem a barreira silvestre e acabam encontrando novos hospedeiros (tanto humanos, como animais domésticos) aos quais se adaptam através dos mecanismos da seleção natural.
Com relação aos vírus, essa adaptação é ainda mais "fácil" porque eles tem altas taxas de mutação genética.
Citando outras espécies como exemplo, atualmente é muito comum encontrarmos cupins em áreas urbanas causando diversos prejuízos em edificações e móveis de madeira. O mesmo acontece com mosquitos transmissores de doenças que antes se restringiam à áreas rurais. Isso só acontece porque regiões que antes eram ocupadas por matas nativas vão sendo desmatadas e ocupadas pelas populações humanas em busca de moradia.
Espero ter ajudado.