• Matéria: Filosofia
  • Autor: luisaHolland
  • Perguntado 7 anos atrás

1- A palavra sofista (em grego sophistes) deriva de sophia (sabedoria), e designa todo o homem que possui conhecimentos consideráveis em qualquer ramo do saber, nomeadamente gramática, astronomia, geometria, música, entre outras. Faça uma apresentação de duas características que diferenciam os Sofistas de Sócrates. Você poderá buscar inspiração diante da democracia ateniense.

2-) Explique a intenção filosófica de Sócrates exposta em sua máxima: “Só sei que nada sei”.

Respostas

respondido por: elamambretti
0

1. Os sofistas se preocupavam em manejar minuciosamente as técnicas de discurso, a tal ponto que o interlocutor se convencesse rapidamente daquilo que estavam discursando. Para eles não interessava se o que estavam falando era verdadeiro, pois o essencial era conquistar a adesão do público ouvinte.

Contrapondo-se à maiêutica de Sócrates, a retórica dos sofistas não se propunha a levar o interlocutor a questionar-se sobre a verdade dos fatos, dos princípios éticos ou dos sentimentos, ao contrário, a retórica busca inculcar no ouvinte ideologias que sejam aproveitáveis para manipulação do povo.

2. A missão de Sócrates é conhecer a realidade humana, investigar o homem e a sua alma. A filosofia deve levar o homem a conhecer a si mesmo, conhecer os seus limites, as suas possibilidades.

A relação do homem com ele e com os outros e a relação dos outros com ele. Para ele o limite de sua sabedoria era a sua própria ignorância: "Só sei que nada sei". Os erros que cometemos em nossa vida são culpa da nossa  ignorância. Não se proclamava sábio e tentava fazer com que as pessoas se sentissem ignorantes e que admitissem a sua ignorância e fazia isso através do perguntar e do questionar.

Bons estudos!

Perguntas similares