4) A Deriva dos Continentes e a Teoria da Tectônica de Placas são os dois modelos teóricos das geociências que, no século XX, causaram uma revolução dos conceitos relativos, sobretudo, aos processos geológicos internos. Quanto a teoria da Deriva deve ser caracterizado de que forma? é importantee
Respostas
Resposta:
A teoria da Deriva dos Continentes foi postulada por Alfred Wegener no século XX, afirmando sobre a movimentação dos continentes antes unidos em um único continente: a Pangeia.
Pela ausência de justificativas e comprovações, devido a falta de equipamentos experimentais e de modelo teóricos (como das Placas Tectônicas), pode-se afirmar certamente sobre a revolução causada na proposta da teoria.
Alfred Wegener defendeu-se sobre diversas proposições: o encaixe que os continentes possuem por suas formas, a continuidade de estruturas montanhosas entre continentes e a distribuição e semelhanças de fósseis entre continentes.
Ao final de suas análises, concluímos a caracterização de uma teoria responsável pela justificativa da origem dos atuais continentes baseada na única massa territorial da Pangeia. Proposta que hoje define-se, juntamente às placas tecnônicas: o estudo das geociências e a forma como compreendemos a estrutura continental terrestre.