• Matéria: Filosofia
  • Autor: leticiamarique10
  • Perguntado 7 anos atrás

pfvr me ajudem aí? :')

Observe o texto e responda a questão. Ora, ciência e sociedade não são duas realidades autônomas, que mantenham entre si apenas relações de exterioridade. Se tomarmos a ciência como produto do trabalho de indivíduos especialmente treinados, efetuado em organizações específicas, segundo uma divisão de trabalho e obedecendo a normas institucionalizadas, veremos que suas condições de produção, reprodução e utilização são produto histórico de relações sociais e de produção. A ciência moderna - fruto da chamada Revolução Científico-Tecnológica - surge historicamente ligada às transformações no modo capitalista de produção e aos interesses de classe aí configurados. No entanto, as características institucionais e organizacionais da produção científica não podem ser tomadas como epifenómeno, reflexo mecânico de determinações externas ao campo. Os campos intelectual, em geral, e científico, em particular, possuem uma autonomia relativa que ~ deve ser lembrado - foi progressivamente constituindo-se dentro de sociedades históricas. Nesse sentido, possuem suas normas internas de legitimidade, de consagração, rituais específicos, relações de poder, etc. A relação ciência e Sociedade mostra-se, segundo o texto: *

5 pontos

a-Como algo secundário, pois a ciência e seu método de investigação permite com que o cientista “se livre” de todas as suas bagagens valorativas.

b-Como algo secundário, pois as descobertas científicas quando verdadeiras, independem das influência dos valores pessoais dos cientistas.

c-Fundamentais, uma vez que ciência não existe, o que se tem é um conjunto de justificações ( opiniões) mais elaboradas.

d-Fundamentais, pois os valores sociais que os cientistas absorvem, são encontrados de alguma maneira nas realizações científicas, mesmo que de maneira indireta.

e-Nenhuma das alternativas

Respostas

respondido por: ninjaplayer007
4

Resposta:

D)

Explicação:

Pois como o texto diz, os valores sociais que os cientistas absorvem, são encontrados de alguma maneira nas realizações científicas, mesmo que de maneira indireta.

Perguntas similares