(UERJ) Falamos a todo momento em dois mundos, em sua possível guerra, esquecendo quase sempre que existe um terceiro. É o conjunto daqueles que são chamados, no estilo Nações Unidas, de países subdesenvolvidos. Pois esse Terceiro Mundo ignorado, explorado, desprezado como o Terceiro Estado, deseja também ser alguma coisa. ALFRED SAUVY, Adaptado de France-Observateur, 14/08/1952. Com essas palavras, o demógrafo e economista francês Alfred Sauvy caracterizou, na década de 1950, a expressão Terceiro Mundo. NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS A QUE SE REFERE O TEXTO, ESSE CONCEITO FOI UTILIZADO PARA A CRÍTICA DA: *
a)bipolaridade da Guerra Fria
b)luta pela descolonização
c)política da Coexistência Pacífica
d)expansão do comunismo
Respostas
respondido por:
191
Resposta: A) Bipolaridade da Guerra Fria
respondido por:
8
O contexto apresentado pela Guerra Fria, diz respeito ao processo de bipolaridade que existia durante o cenário entre as potências EUA e URSS, ou seja, as divergências ideológicas que caracterizavam o socialismo e capitalismo (Alternativa A).
Bipolaridade Mundial na Guerra Fria
A Guerra Fria compreendeu um período bastante crítico durante o período pós- Segunda Guerra Mundial, em virtude de uma crise ideológica entre capitalismo e socialismo.
O resultado disto foi uma grande tensão mundial entre os países capitalista s e socialistas os quais lutavam pela manutenção ideológica mundial, de forma a expandir suas posições políticas.
Mais sobre bipolaridade mundial e guerra fria: brainly.com.br/tarefa/4312653
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás