Galera preciso de um resumo pra esse texto urgente
Se as primeiras comunidades são um fato da natureza, também o é a cidade, porque
ela é o fim daquelas comunidades, e a natureza de uma coisa é o seu fim: aquilo que cada
coisa se torna quanto atinge seu completo desenvolvimento, nós chamamos de natureza
daquela coisa, quer se trate de um homem, de um cavalo ou de uma família. Além disso, a
causa final e o fim de uma coisa é o que é o melhor para ela; ora, bastar-se a si mesma é,
ao mesmo tempo, um fim e um bem por excelência.
Essas considerações tornam evidente que a cidade é uma realidade natural e que o homem
é, por natureza, um animal político. E aquele que, por natureza e não por mero acidente, não
faz parte de uma cidade é ou um ser degradado ou um ser superior ao homem [...] um tal
homem é, por natureza, ávido de combates, e é como uma peça isolada no jogo de damas.
É evidente, assim, a razão pela qual o homem é um animal político em grau maior que as
abelhas ou todos os outros animais que vivem reunidos. Dizemos, de fato, que a natureza
nada faz em vão, e o homem é o único entre todos os animais a possuir o dom da fala. Sem
dúvida os sons da voz exprimem a dor e o prazer e são encontrados nos animais em geral,
pois sua natureza lhes permite experimentar esses sentimentos e comunicá-los uns aos
outros. Mas quanto ao discurso, ele serve para exprimir o útil e o nocivo e, em
consequência, o justo e o injusto. De fato, essa é a característica que distingue o homem de
todos os outros animais: só ele sabe discernir o bem e o mal, o justo e o injusto, e os outros
sentimentos da mesma ordem; ora, é precisamente a posse comum desses sentimentos que
engendra a família e a cidade.
A cidade, portanto, é por natureza anterior à família e a cada homem tomado
individualmente, pois o todo é necessariamente anterior à parte; assim, se o corpo é
destruído, não haverá mais nem pé nem mão, a não ser por simples analogia, como quando
se fala de uma mão de pedra, pois uma mão separada do corpo não será melhor que esta.
Todas as coisas se definem sempre pelas suas funções e potencialidades; por conseguinte,
quando elas não têm mais suas características próprias, não se deve dizer mais que se trata
das mesmas coisas, mas apenas que elas têm o mesmo nome. É evidente, nessas
condições, que a cidade existe naturalmente e que é anterior aos indivíduos, pois cada um
destes, isoladamente, não é capaz de bastar-se a si mesmo e está, em relação à cidade, na
mesma situação que uma parte em relação ao todo; o homem que é incapaz de viver em
comunidade, ou que disso não tem necessidade porque basta-se a si próprio, não faz parte
de uma cidade e deve ser, portanto, um bruto ou um deus.”
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