Esporte é fonte de inclusão para jovens com deficiência
Felipe Amorim, 17 anos, não possui as pernas nem os braços desde que nasceu. Isso não o impediu de praticar natação desde cedo. Ele já conquistou três medalhas de ouro no esporte em competições escolares.
Felipe estuda em uma escola comum e afirma que não há receio em conviver com seus colegas de classe, mas que percebe preconceito na rua. “No meu colégio nunca sofri bullying. Já estudo lá há 7 anos e a relação sempre foi boa. Mas na rua a gente percebe os olhares”, diz.
Samuel e a natação
Samuel, que não tem braços, treina há 3 anos no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, incluindo a modalidade de nado sincronizado. A instituição promove competições entre os atletas anualmente. Sobre os campeonatos, “na hora dá uma travada, mas consigo”, garante ele.
Ele conta também o quanto gosta de jogar videogame — com os pés —, e se diz independente na maior parte do tempo.
Corrida de inclusão
Entre os dias 10 e 11 de outubro, a escola municipal de ensino fundamental “Professor Laerte José dos Santos”, em Osasco, São Paulo, organizou uma corrida em comemoração ao Dia das Crianças (12 de outubro). O evento teve a participação de 690 alunos, incluindo os que possuem algum tipo de deficiência. [...]
Além de promover inclusão entre as turmas, a iniciativa teve o objetivo de estimular a prática esportiva. Na escola, entre os 715 alunos matriculados em 25 classes, 24 têm algum tipo de deficiência – dez deles participaram da atividade. Há cadeirantes, crianças diagnosticadas com paralisia cerebral, Síndrome de Down, entre outros. Todos participaram do evento respeitando seus limites.
De acordo com a reportagem, de que forma o esporte contribui para a inclusão de jovens com deficiência?
A- Forma cidadãos conscientes do seu lugar no mundo, mesmo que para isso se torne algo um pouco excludente e limitado.
B- Auxilia os jovens na realização de novas atividades, como a natação e a corrida, e promove a interação com outras pessoas.
C- Traz para os jovens, mesmo com as práticas desenvolvidas nos diversos ambientes, a sensação de que a inclusão é impossível.
D- Faz com que o preconceito seja exposto para a sociedade, permitindo que se discuta sobre o tema e busque soluções a respeito.
Respostas
respondido por:
6
E A alternativa D,pois nos textos mostra exatamente isso.
helofofa27:
Ent..Eu marquei essa mais na correção a prof falou q era a B mais obgda por tenta me ajudar ^^
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás