Respostas
Resposta:
As causas do coronavírus ainda estão sendo estudadas. Porém, sabe-se que a transmissão de pessoa para pessoa já está sendo feita.
Com o passar do tempo foi se esclarecendo que não era apenas uma gripe, mas algo mais sério provocado por outro vírus. Ocorre que a infecção foi crescendo e, embora a mortalidade seja baixa, a morbidade é extremamente alta. Então, mesmo com este índice de mortalidade, em função da grande morbidade o número de mortos está chegando a níveis assustadores.
Explicação:
O que é Covid-19?
O Covid-19 faz parte da família dos coronavírus, micro-organismos em forma de coroa, conhecidos por provocaram distúrbios respiratórios e, em alguns casos, gastrointestinais.
Qual é a forma de transmissão
A contaminação pelo Covid-19 ainda é alvo de estudos no mundo todo. Especula-se que o novo coronavírus pode viver por dias nas superfícies, em diversos ambientes.
Infectologistas que estudam o Covid-19 alegam que ele pode ser transmitido mesmo pela pessoa infectada sem sintomas. Por isso, diversos países estabeleceram quarentena, período de observação, para quem esteve em áreas contaminadas.
Sintomas da infecção
Os dados epidemiológicos da China indicam que contaminados pelo Covid-19 apresentam sintomas comuns a outras doenças respiratórias, dentre eles:
– tosse;
– febre;
– falta de ar progressiva;
– chiado.
Para a maioria os sintomas são suportáveis e podem ser facilmente tratados. No entanto, uma parcela menor da população pode apresentar sintomas graves, como pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até morte.
É necessário atenção especial com idosos, crianças e pacientes oncológicos, portadores de imunodeficiências, doenças respiratórias e outras doenças. Nestes o risco de complicações pelo Covid-19 é bem maior.
É recomendado buscar auxílio médico ao sentir os primeiros desconfortos.
Como tratar o Covid-19
Não foi descoberta cura para o novo coronavírus. A rápida mutação dificulta o estudo dos especialistas. Enquanto não se encontra vacina ou tratamento 100% eficaz, todos os casos estão sendo tratados com medicações sintomáticas, para diminuir os sintomas. Pesquisas com medicamentos originalmente criados para doenças estão sendo desenvolvidas. Na China, algumas pessoas estão sendo tratadas com uma combinação de drogas para HIV e gripes severas. Ao identificar sinais ou sintomas de infecção por Covid-19, busque ajuda com um médico.