As redes de empresa são definidas como grupo de organizações com interesses comuns , que se unem para a melhoria da competitividade de determinado setor ou segmento e cooperam entre si. Este conceito é aplicado a diferentes formas de relações entre firmas. Para Fensterseifer (2000) uma rede de empresas pode ser definida como um complexo de relações cooperativas interorganizacionais que dinamizam a ação de seus agentes em torno de objetivos comuns ou complementares.
A rede está ligada a quatro objetivos estratégicos, assinale a alternativa correta.
Respostas
Resposta:
a. Vantagens baseadas na busca de complementariedade; criação de poder de compra, ampliação de base técnica; como atividades de pesquisa e Desenvolvimento;ampliação dos conhecimentos.
Explicação:
Resposta:
Vantagens baseadas na busca de complementariedade; criação de poder de compra, ampliação de base técnica; como atividades de pesquisa e Desenvolvimento;ampliação dos conhecimentos.
Explicação:
Gabarito comentado (a) acadêmico (a) poderá elaborar sua resposta de acordo com que esta exposta no Livro texto da disciplina. Segundo Porter (1986), "a melhor estratégia para uma dada empresa é, em última análise, uma solução única que reflete suas circunstâncias particulares". O autor afirma que, em sentido mais amplo, podem-se encontrar três estratégias genéricas internamente consistentes, as quais podem ser usadas isoladamente ou de forma combinada, sendo: liderança no custo total, diferenciação e enfoque.Pode-se mencionar a existência de diversas outras estratégias que norteiam o ajustamento competitivo, sendo agrupadas nos seguintes blocos: fusão, integração vertical, alianças estratégicas (acordo ou parceria, "holding" e "joint venture") e diversificação (de negócios, de produtos e de mercados).As redes de empresa são definidas como grupo de organizações com interesses comuns , que se unem para a melhoria da competitividade de um determinado setor ou segmento e cooperam entre si. Este conceito é aplicado a diferentes formas de relações entre firmas, como por exemplo, joint ventures, alianças estratégicas, relações de terceirização e subcontratação, distritos industriais, consórcios, redes sociais, redes de cooperação entre pequenas e médias empresas. Para Fensterseifer (2000) uma rede de empresas pode ser definida como um complexo de relações cooperativas interorganizacionais que dinamizam a ação de seus agentes em torno de objetivos comuns ou complementares. A rede está ligada a quatro objetivos estratégicos: (1) vantagens baseadas na busca de complementariedade, como, por exemplo, aumentar a penetração em novos mercados ou ampliação dos mercados atuais, (2) criação de poder de compra, por exemplo, em acordos de redução de custos de suprimentos ou de aumento de poder de mercado, em função do peso econômico, da imagem e da reputação; (3) ampliação de base técnica, como atividades de pesquisa e Desenvolvimento; (4) ampliação dos conhecimentos: redes de cooperação podem, através de aprendizagem coletiva, gerar os conhecimentos e as informações necessárias a cada membro (Jeronimo, 2005).