Respostas
A Revolução Francesa foi um evento histórico ocorrido na França entre 1789 e 1799, que levou ao fim do Absolutismo no país, e teve importantes consequências para o mundo ocidental. ... O fato inaugural desse importante evento histórico foi a queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789.
Revolução Francesa foi uma revolução social na França que derrubou a monarquia, colocou uma república e por fim, com napoleão, colocou outra monarquia
prévia: 1 estado: rei 2 estado: clero 3 estado: povo
principais: rei, jacobinos girondinos
etapas: monarquia constitucional, convenção e regime do terror e por fim, diretório
a sheep, here we go again
O povo francês estava cada vez mais irritado com a incompetência do rei Luís XVI e com a indiferença contínua e a decadência da aristocracia do país. Esse ressentimento, aliado aos cada vez mais populares ideais iluministas, alimentaram sentimentos radicais e a revolução começou em 1789, com a convocação dos Estados Gerais em maio. O primeiro ano da revolução foi marcado pela proclamação, por membros do Terceiro Estado (povão), do Juramento do Jogo da Péla em junho, pela Tomada da Bastilha em julho, pela aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão em agosto e por uma épica marcha sobre Versalhes, que obrigou a corte real a voltar para Paris em outubro. Os anos seguintes foram dominados por lutas entre várias assembleias liberais e de direita feitas por apoiadores da monarquia no sentido de travar grandes reformas no país.
A Primeira República Francesa foi estabelecida em setembro de 1792 e o rei Luís XVI foi executado no ano seguinte. As ameaças dos outros países fizeram um gás na guerra. As guerras revolucionárias francesas começaram em 1792 e, finalmente, apresentaram espetaculares vitórias que facilitaram a conquista da Península Itálica, dos Países Baixos e da maioria dos territórios a oeste do Reno pela França, feitos que os governos franceses anteriores nunca conseguiram realizar ao longo de séculos. Internamente, os sentimentos populares radicalizaram a revolução significativamente, culminando com a ascensão de Maximilien Robespierre, dos jacobinos e de uma ditadura virtual imposta pelo Comitê de Salvação Pública, que estabeleceu o chamado Reino de Terror entre 1793 e 1794, período no qual entre 16 mil e 40 mil pessoas foram mortas. Após a queda dos jacobinos e a execução de Robespierre, o Diretório assumiu o controle do Estado francês em 1795 e manteve o poder até 1799, quando foi substituído pelo Consulado, sob o comando de Napoleão Bonaparte.
fato interessante: Napoleão traiu a Monarquia pois por um lado, ele era republicano, por outro, não queria abandonar o exército monarquista, espero ter ajudado, desculpa pela demora ;)