Não é por acaso que o Referencial Curricular, ao estabelecer as bases da prática artística para a Educação Infantil incluiu, além do fazer, a apreciação e a reflexão como partes intrínsecas a essa prática. Dessa maneira, o que está sendo elaborado é o aspecto intelectual dessa prática, exercitando um pensar sobre essa experiência vivenciada no fazer, pelo desenvolvimento das relações do olhar, do ouvir, do sentir, do perceber e, igualmente, do analisar e julgar esses valores plásticos, sonoros e corporais que compõem a experiência de apreciação e reflexão sobre as artes visuais e musicais.
A partir do texto assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O fazer arte, apesar de essencial, não é suficiente para desenvolver plenamente os aspectos intelectuais da experiência de criação e precisa ser acompanhado da apreciação e da reflexão, potencializando essa experiência.
b. A experiência vivenciada no fazer artístico não pode ser elaborada intelectualmente, e toda análise ou processo de reflexão sobre a produção artística pode se tornar um limitador do processo de criação.
c. O fazer arte enfatiza a experimentação com materiais, suportes, sonoridades e vivências corporais que são suficientes para o desenvolvimento de toda a aprendizagem necessária a infância.
d. A análise e a reflexão sobre a arte são etapas exclusivas de realização do professor, não cabendo aos estudantes, em nenhuma idade, tentar compreender os processos intelectuais envolvidos na criação artística.
L
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
RESPOSTA CORRETA É A LETRA (A) O fazer arte, apesar de essencial, não é suficiente para desenvolver plenamente os aspectos intelectuais da experiência de criação e precisa ser acompanhado da apreciação e da reflexão, potencializando essa experiência.
Explicação:
Não é possível que se desenvolva os aspectos intelectuais, sem haver um processo reflexivo.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás