2ª FASE DO MODERNISMO
O Quinze
Eles tinham saído de véspera, de manhã, da canoa. Eram duas horas da tarde. Cordulina, que vinha quase cambaleando, sentou-se numa pedra e falou, numa voz quebrada e penosa: -Chico, eu não posso mais... Acho até que vou morrer. Dá-me aquela zoeira na cabeça! Chico Bento olhou dolorosamente a mulher. O cabelo em falripas sujas, como que gasto, acabado, caía, por cima do rosto, envesgando os olhos, roçando a boca. A pele, empretecida como uma casca, pregueava nos braços e nos peitos, que o casaco e a camisa rasgada descobriam. (...) No colo da mulher, o Duquinha, também era só osso e pele, levava, com um gemido abafado, a mãozinha imunda, os dedos ressequidos, aos pobres olhos doentes. E com outra tateava o peito da mãe, mas num movimento tão fraco e tão triste que era mais uma tentativa do que um gesto. Lentamente o vaqueiro voltou as costas; cabisbaixo, o Pedro o seguiu. E foram andando à toa, devagarinho, costeando a margem da caatinga. (QUEIROZ, Raquel. O Quinze. Rio de Janeiro: J. Olympio, p. 72)
03. O Texto integra a segunda fase do Modernismo brasileiro e propõe uma nova maneira de fazer arte. Retire do texto trechos que comprovem as seguintes características desse período:
a) Visão crítica das temáticas sociais:
b) Linguagem mais brasileira:
c) Valorização a diversidade natural do Brasil:
d) Apresenta camadas mais populares como à “cara” do Brasil:
Respostas
A) " O Duquinha também era só osso e pele ,levava ,com um gemido abafado ,a mãozinha imunda,os dedos ressequidos, aos pobres olhos doentes."
B) "A pele empretecida como uma casca ,pregueava nos braços e nos peitos ,que o casaco e a camisa rasgada descobriam."
C) "Costeando a margem da Caatinga. "
D) Lentamente o vaqueiro voltou as costas(...)."
A obra “o quinze” de Rachel de Queirós apresenta importantes características da geração de 30.
a) Visão crítica das temáticas sociais:
"O Duquinha também era só osso e pele ,levava ,com um gemido abafado ,a mãozinha imunda,os dedos ressequidos, aos pobres olhos doentes." Nesse trecho percebe-se a crítica social a pessoas que passavam fome
b) Linguagem mais brasileira:
O uso de construções como "A pele empretecida como uma casca ,pregueava nos braços” indica uma presença do falar cotidiano na literatura.
c) Valorização a diversidade natural do Brasil:
“Costeando a margem da Caatinga” nesse trecho encontramos uma valorização a diversidade da caatinga brasileira.
D) Apresenta camadas mais populares como à “cara” do Brasil
“Lentamente o vaqueiro voltou as costas”. A figura do vaqueiro e demais personagens da nossa história visam mostrar o brasileiro nas obras literárias.
Geração de 1930
A geração de 30 ficou conhecida por consolidar os ideais modernistas, apresentados na semana de 1922. A poesia e a prosa passam a tratar de temas sociais e regionais.
Principais características:
- Influência do realismo
- Nacionalismo, universalismo e regionalismo
- Representação da realidade social brasileira
- Valorização da cultura nacional
- Influencia da psicanálise
- Temática cotidiana
Quem foi Rachel de Queirós
Rachel de Queirós foi uma das maiores escritoras brasileiras, além de atuar em outras áreas como o jornalismo, tradução, e dramaturgia. Durante a sua carreira ganhou vários prêmios, em que se destaca o prêmio Camões (1993), sendo a primeira mulher a receber esse título.
Além disso, ela foi a primeira mulher a conseguir ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.
Principais obras:
- O quinze
- Lampião
- As Três Marias
- Memorial de Maria Moura
Leia mais sobre Rachel de Queirós em: brainly.com.br/tarefa/31162311
#SPJ2