A biodiversidade é tão grande que os cientistas precisaram criar os chamados sistemas de classificação. A Taxonomia (ou taxionomia) é a ciência que estuda a classificação dos seres vivos em grupos conhecidos por táxons ou categorias hierárquicas, existe desde a Antiguidade e foi revolucionada por Carl von Linné , em 1735, no livro Sistema Naturae. Essa classificação consiste em reunir seres vivos com característicassemelhantes, procurando facilitar os estudos sobre eles. A unidade de classificação é representada pela espécie, definida como um conjunto de indivíduos semelhantes entre si, capazes de cruzar e produzir descendentes férteis. Espécies semelhantes são agrupadas no gênero. A reunião de gêneros semelhantes compõe uma família. Famílias são, por sua vez, reunidas em ordens, estas em classes e as classes formam os filos. Os filos reunidos constituem o reino. A Sistemática Filogenética é uma metodologia de classificação dos organismos que busca refletir a história evolutiva dos grupos e reuni-los com base no grau de parentesco filogenético, e não apenas por semelhança. Esta metodologia foi proposta por Willy Hennig em 1950. Em outras palavras, é o sistema de classificação dos seres vivos de acordo com a evolução de cada espécie. Também conhecida como cladística, é composta pelos clados, agrupamentos que incluem todos descendentes (vivos ou extintos) e um ancestral comum, é todo grupo que envolva mais de uma linhagem e um ancestral comum.
Após a leitura deste breve texto, explique a diferença entre os sistemas de classificação dos seres vivos, a Taxonomia e a Sistemática Filogenética ou Cladística explicando suas diferenças e escrevendo seus principais criadores.
Respostas
Resposta:
A filogenia ou filogênese consiste em definir hipóteses sobre as histórias evolutivas das espécies, desde os seus ancestrais até os seres recentes.
A Filogenia nasceu em 1966, a partir dos estudos de Willi Henning.
Com os princípios da teoria da evolução de Darwin, a determinação da história de vida dos descendentes e a elaboração de cladogramas são fundamentais para elaborar um sistema de classificação dos seres vivos. Daí a importância da filogenia.
Filogenia e Cladística
A filogenia é a história genealógica de uma espécie e de suas hipotéticas relações de ancestrais e descendentes. Baseia-se em estudos morfológicos, comportamentais e moleculares.
A cladística ou filogenética é o ramo da sistemática que reconstrói a filogenia. A sistemática é a área da Biologia que se preocupa principalmente em compreender a filogenia, ou seja, a história evolutiva das espécies. Para estudos de sistemática, a descrição da espécie é fundamental. Assim, as características genéticas, ecológicas, fisiológicas, evolutivas, entre outras, proporcionam melhores resultados.