• Matéria: História
  • Autor: lucaslira172
  • Perguntado 6 anos atrás

Analisar-se a obra Teto da capela Sistina tem caracteristicas renascentistas

Respostas

respondido por: laisschuster06
4

Resposta Na Capela Sistina encontra-se uma das obras mais emblemáticas de toda a Renascença Italiana e que hoje é uma das mais famosas do mundo. O teto da Capela Sistina foi pintado com a técnica afresco por Michelangelo Buonarroti, obra que foi encomendada pelo Papa Júlio II (1443- 1513).

Como Michelangelo tinha declarada preferência pela escultura, que considerava como a arte maior, e se reconhecia como um escultor acima de tudo, foi com relutância que ele aceitou a convocatória do Papa.

A obra começou a ser realizada em 1508 e terminou em 1512, naquilo que foi uma impressionante empreitada, tendo em conta que o artista terá feito a totalidade da obra sozinho e deitado.

A divisão principal do teto está feita em nove painéis que representam cenas do livro do Gênesis. Esta escolha do tema teológico estabelece uma ligação entre os primórdios da história do homem e a vinda de Cristo, sendo que a figura de Cristo não se encontra presente na composição pictórica do teto.

As figuras, ainda que pictóricas, são influenciadas pela escultura e percebe-se a importância que o desenho tem na obra do artista. Da mesma forma, as imagens revelam o domínio do artista na representação e conhecimento da anatomia humana.

As figuras são predominantemente fortes, enérgicas, poderosas, mas também elegantes. Ao longo do espaço imagens gigantescas e musculadas contorcem-se quase de forma impossível, atribuindo movimento a toda a composição e também uma energia positiva.

Essa vivacidade da composição é certamente um reflexo do momento histórico que a Itália vivia e que em breve se espalharia por toda Europa. Não era apenas a renascença da arte clássica que se respirava, mas também uma redescoberta da filosofia grega e do humanismo romano.

Uma nova Europa estava nascendo, deixando para trás a Idade Média e entrando na Idade Moderna, onde o centro do 'mundo' passa a ser o Homem.

Os nove painéis contam a história da criação. O primeiro representa a luz sendo separada das trevas; o segundo retrata a criação do sol, da lua e dos planetas e o terceiro representa a terra sendo separada do mar.

Explicação:

Perguntas similares