De acordo com Maquiavel, é da natureza do poder, e da vida dos soberanos, fenômenos de duas ordens: a fortuna e a virtude. Explique o que é cada uma delas deixando claro como cada uma pode ser útil ao príncipe.
Respostas
Olá!
Maquiavel, em toda sua genialidade, concebeu em sua obra "O Príncipe" os conceitos de Fortuna e Virtù. Repare que, Maquiavel, não se refere palavra virtude, de fato, pois, para ele tinham significados diferentes.
Uma vez que;
Virtude é a qualidade do que se conforma com o considerado correto e desejável (do ponto de vista da moral, da religião, do comportamento social etc.)
Virtù trata-se da capacidade do príncipe em controlar as ocasiões e acontecimento do seu governo. O governante com grande Virtù constrói uma estratégia eficaz de governo capaz de sobrestar as dificuldades impostas pela imprevisibilidade da fortuna, ou sorte.
Fortuna diz respeito às circunstâncias, ao tempo presente e às necessidades do mesmo: a sorte individual. Observa-se então a Fortuna não pode ser vista como um obstáculo ao governante, mas um desafio político que deve ser conquistado e atraído. Logo a Virtù procura utilizá-la, controlá-la da tal forma que lhe possa ser útil.
Para Maquiavel, metade de nossas ações é governada pela fortuna, metade pela virtù.
Espero ter ajudado.