• Matéria: Pedagogia
  • Autor: lidinazario6
  • Perguntado 6 anos atrás

Qual a importância da Educação à Distância no Ensino Superior, pontuando os desafios e possibilidades desse ensino para a formação docente??

Respostas

respondido por: mayaralima123p5kxhq
1

Resposta:

A importância do EAD no ensino superior se dá por meio da facilitação do acesso ao conhecimento de maneira acessível. Por exemplo, muitas disciplinas apresentam uma boa parte teórica antes de chegar em sua prática, uma possibilidade de aplicação seria passar a teoria EAD e a prática presencial. O que faria que se dinamizasse o ensino, visto que as pessoas tem acesso a informação de maneira simples e rápida, podendo filtrar melhor as práticas profissionais em sala de aula. O ensino EAD leva a educação para pessoas que não tem tempo, nem disponibilidade física de comparecer a uma instituição de ensino. Um dos grandes diferenciais do ensino à distância é a flexibilidade em acessar o conteúdo e assistir as aulas de qualquer local com acesso à internet. Bons estudos!

respondido por: nilidis
2

Olá, tudo bem?

o exercício é uma produção de texto

A Educação à Distância não pode ser confundida com aulas on-line, onde você se matricula e tem um curso on-line pronto. A  Educação  à Distância, em entidades sérias é muito mais que isto, mesmo porque também tem aulas presenciais e provas. Obviamente que o instrumento que mais se utiliza é a internet por ser, nos tempos de hoje, a plataforma que permite a Educação à Distância. Esta sempre existiu, antigamente era por meio de cartas, depois de rádio, depois de tv e assim por diante.

Para o ensino superior ela é de vital importância, pois permite a quem não pode fazer o curso presencial que o faça na modalidade EAD, assumindo com isso uma série de responsabilidades que não teria no presencial. Primeiro são as aulas gravadas e material de apoio, um volume extenso, depois as atividades de ensino e uma espécie de dissertação por matéria. Ainda há os livros das disciplinas e para quem não gosta dos livros físicos existem os digitais. Existem as aulas ao vivo, via internet, que você assiste e pode perguntar na hora para o professor.  Depois destas aulas ao vivo, existem as lives, isto sem contar com o estudo de caso, as atividade complementares e as semanas de iniciação científica.

Tudo que você faz significa pontos ganhos e o que você não faz, significa pontos perdidos, assim, se não alcançar uma determinada média, você pode fazer uma prova substitutiva e, se ainda não alcançar a média, você pode reprovar.

Existe o projeto de iniciação científica que deve ser aprovado  por um comitê especial, o qual lhe dá ou não direito a uma bolsa e se você faz licenciatura deve fazer 600 horas de estágio em instituições de ensino.

A toda hora estão bombardeando você com atividades de modo que não há como ficar parado.

Eu, atualmente, faço uma faculdade por ensino à distância de história. Já sou formada, via presencial , em engenharia eletrônica, pela Universidade Federal do Paraná e em artes cênicas, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em conjunto com a Fundação Teatro Guaíra, e posso dizer, sem sombra de dúvida, que o curso EAD  é mais difícil, exigem muito mais de você. De forma que creio que não deve nada aos cursos presenciais no que diz respeito à formação docente.

Saiba mais sobre ensino à distância, acesse aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/19866519

Sucesso nos estudos!!!

Anexos:
Perguntas similares