Dentro das catedrais possuíam obras de arte com que contavam histórias.
Que tipos de histórias eram essas e direcionadas a qual público?
Respostas
Resposta:
O presente artigo visa a uma análise acerca da relação causa-efeito entre o pensamento cristão da Alta Idade Média e as catedrais góticas como um reflexo materializado da filosofia medieval.
Partindo de uma explanação contextual sobre a Alta Idade Média, passando pela caracterização do pensamento escolástico em suas bases e intentos, trataremos da arte gótica, em sua apresentação e conceituação, encaminhando-nos, assim, para uma explanação acerca da arquitetura gótica, estruturando, deste modo, a compreensão do tema central.
Por fim, demonstraremos as evidências que inserem o medievo no paradoxal âmbito positivo da luz ante a generalizada e equivocada qualificação negativa comumente atribuída ao período em questão.
A relação causa-efeito entre o pensamento escolástico e a arquitetura das catedrais góticas será o tema central do presente artigo.
Para tanto, o texto parte da apresentação de uma síntese geral acerca do período histórico denominado Alta Idade Média em vista de uma contextualização da temática; posteriormente, aborda o pensamento escolástico com a finalidade de alicerçar as análises subsequentes; seguindo o nexo lógico do intento principal deste estudo, será apresentada a arte gótica, seu surgimento, suas características e ainda um enfoque na arquitetura gótica das catedrais envolvidas no contexto espaço-temporal ora analisado.
Adentrando à problemática a ser elucidada, serão apresentadas as linhas de reflexão que nos levam a afirmar a existência inequívoca de uma relação de causa e efeito entre a mentalidade então em voga – substanciada pela Escolástica e seu projeto – e a arquitetura das catedrais góticas como uma “petrificação” de um modo próprio de se pensar o mundo e a existência humana em sua caminhada.