Respostas
Resposta:
Notícia
PORTUGAL
A marcha rumo à liberdade
25.04.2016 08:00 por SÁBADO
Na madrugada de 24 para 25 de Abril de 1974 cerca de cinco mil militares marcharam para Lisboa com um objectivo em mente. Veja-os a contar as suas histórias
"Uma revolução pode saber-se como começa, mas nunca se sabe como acaba". A frase é do coronel Vasco Lourenço. Ele e outros cinco mil militares decidiram derrubar o "estado a que isto chegou". Na madrugada de 24 para 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas, sob o comando do major Otelo Saraiva de Carvalho, saiu dos quartéis em direcção a Lisboa. Objectivo: rendição incondicional de Marcello Caetano.
Um dia após a revolução ter começado, o regime acabou por ceder. Para a história fica Salgueiro Maia e o seu sangue frio. A maioria dos elementos do MFA perspectivava milhares de mortos. Balanço final: quatro pessoas perderam a vida. A PIDE, na Rua António Maria Cardoso, travava o avanço de uma população com sede de vingança. No Quartel do Carmo, os "diplomatas com o dedo no gatilho" procuravam cumprir as ordens do Posto de Comando.
Explicação:
espero ter ajudado tirei do livro