Um aluno do 4º ano do Ensino Fundamental pergunta a seu professor: “Para que preciso estudar História?”.
É muito comum que durante as aulas os alunos questionem os professores sobre a importância daquilo que estão aprendendo, por exemplo, perguntando aos docentes: “Por que eu tenho que aprender isso”. Saber responder adequadamente a esse tipo de questionamento é fundamental para dar sentido ao que os alunos aprendem, de tal forma a encorajá-los e motivá-los no processo pedagógico.
Apresente o que responderia ao ser questionado(a) sobre a importância do ensino de História, dando exemplos que abordem a Língua Portuguesa no Brasil e as características físicas da população brasileira.
Respostas
Resposta:
Fala que ele não é obrigado a estudar.
Resposta:
Ao ser questionado por um aluno, diria e mostraria a importância de se ter e continuar á história de seu país e do mundo: ao estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer. Assim, a história é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado e ele não se repete. Por isso, o passado tem que ser “recriado”, levando em consideração as mudanças ocorridas no tempo. As informações recolhidas no passado não servirão ao presente se não forem recriadas, questionadas, compreendidas e interpretadas. há história está presente no cotidiano e serve de alerta á condição humana de agente transformado do mundo. A história não se resume à simples repetição dos conhecimentos acumulados. Ela deve servir como instrumento de conscientização dos homens para a tarefa de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa. A língua portuguesa é uma unidade composta por diversos variantes e sofre várias transformações. Contudo traz em si a ideia de época em que ela é usada, cabendo ao ser humano à consciência que a língua muda e deve ser respeitada em suas variantes. A divisão regional é realizada pelo IBGE, que utiliza como critério agrupar em uma mesma Região os estados que possuem semelhanças nos aspectos físicos, econômicos, sociais e culturais, facilitando a elaboração e desenvolvimento de políticas públicas no território nacional. Características físicas da população Brasileira. Está relacionada á divisão regional é realizada pelo IBGE, que utiliza como critério agrupar em uma mesma Região os estados que possuem semelhanças nos aspectos físicos, econômicos, sociais e culturais, facilitando a elaboração e desenvolvimento de políticas públicas no território nacional. Essa subseção tem por objetivo a abordagem dos aspectos humanos do Brasil. Nesse sentido, disponibilizamos artigos sobre as características da população, a distribuição populacional pelo país, as relações econômicas, os aspectos culturais, a organização espacial do Brasil, as relações homem-meio e suas consequências no território brasileiro, entre outros assuntos pertinentes, e infelizmente temos a tristeza de uma história que dura á séculos e é algo que teremos e temos muito pra contar que é o racismo não somente em nosso país mais algo que gira pelo mundo, com certeza é a história mais triste de se ouvir
Explicação: