1. Regina Zilberman problematiza:
“Como procede a literatura? Ela sintetiza, por meio dos recursos da ficção,
uma realidade, que tem amplos pontos de contato com o que o leitor vive
cotidianamente. Assim, por mais exacerbada que seja a fantasia do escritor
ou mais distanciadas e diferentes as circunstâncias de espaço e tempo
dentro das quais uma obra é concebida, o sintoma de sua sobrevivência é
o fato de que ela continua a se comunicar com o destinatário atual, porque
ainda fala de seu mundo, com suas dificuldades e soluções, ajudando-o,
pois, a conhecê-lo melhor” (1993, p. 22).
Tendo por base essa premissa e o que vimos sobre o conceito e natureza
da literatura em geral e da literatura infantil em particular, é correto afirmar,
sobre um bom texto de literatura infantojuvenil, que:
a) se um texto é ruim ou bom, isso vai depender da identificação
da criança com ele. A criança irá se identificar com as personagens
infantis das histórias, vendo nos textos as qualidades e defeitos dessas
personagens. A moral da história é imprescindível para a distinção
entre um bom e um mau texto e sem ela a mensagem principal pode
se perder;
b) os critérios que permitem o discernimento entre o bom e o mau
texto para crianças não destoam daqueles que distinguem a qualidade
de qualquer outra modalidade de criação literária. Seu aspecto inovador
merece destaque, na medida em que é o ponto de partida para a
revelação de uma visão original da realidade, atraindo seu beneficiário
para o mundo com o qual convivia diariamente, mas que desconhecia;
c) uma fábula, cujas personagens são animais, não permite a
identificação com situações humanas cotidianas. Mas seu caráter
moralizante faz com que ela seja adotada por todos os povos, adultos
ou crianças, e serve como forma de difusão das ideias da classe
dominante para as classes populares e para as crianças;
d) a leitura de textos literários é importante na formação da criança,
pois a ajuda a distinguir entre o certo e o errado por meio da vivência
de outras personagens com as quais ela pode se identificar e querer
imitar;
Respostas
5)
“[...] Essa ideia de aprendizagem da ciência entendida como a integração hierárquica dos modelos implica, portanto, diferentes processos de construção do conhecimento científico que vão além da mudança conceitual, tal como geralmente são entendidas.” (POZO & CRESPO, 1994)
Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA:
Resposta: c)
A produção do conhecimento científico requer construir estruturais conceituais mais complexas a partir de outras mais simples.
Explicação: RESPOSTA CORRETA
A proposta do autor é fazer com que os conhecimentos mais simples, construídos no cotidiano convivam harmoniosamente com os conhecimentos científicos, adequando-se, agregando valores e significados e possibilitando o desenvolvimento das estruturas conceituais.
Resposta:
a resposta correta e a letra c