Em primeiro lugar, eles fizeram homenagem assim: o conde perguntou ao futuro vassalo se queria tornar-se seu homem sem reserva, e este responde: – "Quero-o". Em segundo lugar, aquele que tinha feito homenagem empenhou a sua fé. Em terceiro lugar, ele jurou isto sobre as relíquias dos santos. Em seguida, com a vara que tinha na mão, o conde deu-lhes investidura (a posse simbólica do feudo), a todos que acabavam de prestar-lhe homenagem, de prometer-lhes fidelidade e de prestar-lhe juramento.
FREITAS, G. de. 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano, 1997 (adaptado).
A prática cerimonial descrita tinha a função de
a) consolidar os poderes clericais.
b) oficializar os pactos aristocráticos.
c) fortalecer as atividades comerciais.
d) legitimar as relações escravocratas.
e) estimular os movimentos campesinos.
Respostas
Oi, tudo bom?
Vamos analisar as afirmativas:
a) FALSO. O texto fala de uma cerimônia entre um conde e um vassalo, não havendo participação direta do clero, embora elementos religiosos sejam citados. A cerimônia descrita não era voltada ao clero.
b) VERDADEIRO. A cerimônia descrita oficializava as relações de suserania e vassalagem: atos de fidelidade entre nobres que juravam lealdade e ajuda mútua, contraindo direitos e obrigações um com o outro.
c) FALSO. Na Idade Média a terra/agricultura era a principal atividade econômica. O comércio era realizado principalmente nas cidades-Estado italianas, onde não havia suserania e vassalagem como descrito no texto.
d) FALSO. Não haviam escravos na Idade Média europeia, e sim servos, que são uma categoria de dependência diferente da escravidão.
e) FALSO. Essa cerimônia era feita principalmente entre nobres, e não entre camponeses, não estimulando nenhum movimento campesino.
Portanto, a prática cerimonial descrita tinha a função de :
b) oficializar os pactos aristocráticos.
Estude mais em:
- Diferença entre vassalagem e servidão
https://brainly.com.br/tarefa/507873
- Explicação da relação de suserania e vassalagem
https://brainly.com.br/tarefa/2897832
Bons estudos!
O que é descrito no texto é uma cerimônia de vassalagem, que tinha como objetivo central a oficialização, perante toda a sociedade, dos acordos estabelecidos entre dois nobres, um que assumiria o papel de Vassalo e outro de Suserano. Alternativa B.
Em que contexto estas cerimônias se tornaram comuns?
As cerimônias de vassalagem eram parte central do Feudalismo e se difundiram pela Europa durainspiração nte a Alta Idade Média, tendo tomado por inspiração as práticas dos povos germânicos, como era o caso dos francos, e era oficializado pelas críticas da Igreja Católica
Mais sobre o Feudalismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/4594016
#SPJ3