• Matéria: História
  • Autor: fabiollaisp
  • Perguntado 9 anos atrás

quais fatores levaram os portugueses a substituirem a mao de obra de escravos indigenas pela de escravos afrcanos?

Respostas

respondido por: CapsLock
61
São vários motivos.

Primeiro: Os Índios, por não terem contato com o homem branco, não possuíam anticorpos para a proteção de determinadas doenças, muito banais para qualquer cidadão europeu. Uma simples gripe, por exemplo, poderia causar a morte de um indígena.

Segundo: Os Índios eram exímios conhecedores do relevo e da região onde eram aprisionados, para servirem de escravos. Sendo assim, eles conseguiam escapar com uma facilidade muito maior do que os escravos africanos.

Terceiro: Segundo alguns livros de história, os escravos africanos se acostumavam mais com a situação de escravidão do que os nativos. Mas isso é meio sem lógica, afinal NENHUM ser humano se adapta à situação de escravidão.

Quarto: Este é o fator chave para a substituição da mão de obra indígena pela mão de obra africana: o lucro advindo do tráfico de escravos era muito alto, sendo assim, seria muito mais vantajoso o comércio de escravos diretamente da África do que a caça de índios nativos aqui dentro do Brasil.

Espero ter ajudado.
respondido por: Herão
33

Os índios  adoeciam facilmente com as doenças trazidas pelos portugueses por não terem anticorpos para tais,como simples resfriados.


Os índios conheciam a suas terras  , e por isso muitos deles fugiam facilmente, diferente dos escravos negros que estavam em outro continente.

E o mais importante, o tráfico negreiro, que se tornou um negócio altamente lucrativo.


Perguntas similares