• Matéria: Sociologia
  • Autor: alvarormcunha
  • Perguntado 9 anos atrás

Leia, a seguir, um excerto do texto "A era do instantâneo", retirado da coletânea Ética, Ciência e Tecnologia (p.31).

A era do instantâneo
"A internet, somada à câmera de smartphones, inaugurou uma era em que tudo pode ser gravado e compartilhado - o que transformou a vida de muitos em um reality show virtual, transmitido via Facebook. Mas até este momento a regra estabelecida era: um indivíduo grava, fotografa ou escreve algo e, depois, publica. No processo, ele tinha tempo de editar o conteúdo ou desistir de compartilhá-lo. Dois novos aplicativos de iPhone quebraram essa lógica. Pelo Meerkat (lançado em fevereiro) e pelo Periscope (em março), assim que se clica no ícone de gravar, a câmera não só começa a funcionar, como a transmitir, ao vivo, para milhões de pessoas. Os apps transformam celulares em câmeras de TV. Com isso, prometem mudar completamente a forma como registramos nosso ponto de vista da realidade, e até mesmo a relação de confiança que estabelecemos entre nós. A noção de que tudo o que fazemos é gravado se tornou mais incipiente: agora, não só é filmado, como o mundo pode estar olhando, sem sabermos.
Em inglês, meerkat significa suricato, aquele mamífero africano com cara de roedor que ganhou fama entre crianças como o personagem Timão do desenho O Rei Leão. "Os suricatos estão sempre alertas, atentos, ao que ocorre ao redor", definiu o empreendedor israelense Ben Rubin, fundador do Meerkat [...]. O Meerkat também conquistou celebridades, moedas preciosas para qualquer nova rede social (visto que atraem milhares de fãs). Neste mês, a cantora americana Madonna - usuária mais popular - escolheu lançar seu novo videoclipe, Ghosttown, no Meerkat. A transmissão teve uma série de problemas técnicos. Mas a escolha de Madonna revela outro fenômeno: a gradual substituição da TV por smartphones e tablets. Há uma década, a cantora teria optado por apresentar seu clipe em uma emissora de televisão, a exemplo da MTV. Agora, acredita que é muito mais eficiente usar um app de iPhone. [...]"
Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2015.

De acordo com as informações disponíveis no texto, é possível afirmar que:

ALTERNATIVAS


1 - O Facebook transformou a vida de todas as pessoas em um reality show virtual, pois hoje não existe alguém que não utilize as redes sociais.


2 - A popularização de novos aplicativos, inclusive entre celebridades, revela que, gradualmente, a televisão tem sido substituída por equipamentos como smartphones e tablets.


3 - O processo de gravar imagens, fotografar, escrever uma mensagem e, em seguida, publicá-la (ou não) nas redes sociais, possui uma lógica imutável.


4 - Os aplicativos de iPhone Meerkat e Periscope não trouxeram mudanças significativas no modo como as pessoas relacionam-se entre si.


5 - O aplicativo Meerkat tornou-se popular uma vez que a cantora Madonna resolveu utilizá-lo para lançar um novo videoclipe.








Respostas

respondido por: denecleide
27
A popularização de novos aplicativos, inclusive entre celebridades, revela que, gradualmente, a televisão tem sido substituída por equipamentos como smartphones e tablets.

soblukas: eu vou de:O aplicativo Meerkat tornou-se popular uma vez que a cantora Madonna resolveu utilizá-lo para lançar um novo videoclipe. - Acho que vai demorar muito para televisão ser substituida, ainda mais com a popularização das SMART TVS!
mmiimm: ele já era popular antes da Madona lançar o clip
mmiimm: letra b
manoelsaes: LETRA B COM CERTEZA
karolmoon: Letra B certeza
claudiabombinhas: letra B
pyrracenta: Letra B
cljunior: Letra B !!! Um abraço
EvCarlos: A popularização de novos aplicativos, inclusive entre celebridades, revela que, gradualmente, a televisão tem sido substituída por equipamentos como smartphones e tablets. LETRA B
JonnyBoy: Letra B
Perguntas similares