1) A economia portuguesa caracterizou-se pela exploração da mão de obra escrava, pelo latifúndio e pela cultura de produtos da natureza. Sobre a economia colonial brasileira pode-se afirmar:I – a política mercantilista levou a implantação da agroindústria açucareira na América.II – a América era o centro da produção mundial do açúcar e a África fornecedora da mão de obra escrava.III – o açúcar era um produto de luxo, devido o alto preço no mercado europeu.IV- na colônia brasileira a produção do açucara desenvolveu se principalmente no nordeste.Referente as afirmativas acima. Assinale a única alternativa correta abaixo. *
a) Corretos I, II e III.
b) Corretos II, III e IV.
c) Corretos III e IV.
d) Todos estão corretos
Respostas
Resposta:
Alternativa "D", pois todas as afirmativas estão corretas.
Explicação:
I - Sim, a economia açucareira foi implantada no Brasil e seguia as regras do sistema colonial, em que tudo era controlado pela metrópole e que tinha como influência o mercantilismo.
II - Sim, A América até o século XVII era uma enorme produtora de açúcar, mas para que isso funcionasse, foi implantado a mão de obra escrava africana nos engenhos.
III - Sim, o açúcar era um artigo muito valioso na europa (tanto que era chamado de "ouro branco"), pois ele alcançava altos preços no mercado externo e por isso era muito lucrativo para a metrópole.
IV - Sim, o nordeste foi sim o grande centro produtor de açúcar, pois era considerado o local em que tinha as melhores condições para o cultivo da monocultura.