1) "A vida só é possível, em desertos, onde existe água, os chamados oásis. Os oásis são intensamente cultivados, produzindo principalmente figo, trigo, arroz, feijão e cevada. Mais recentemente, outros cultivos têm surgido, como algodão e cana-de-açúcar". O deserto do Saara compreende cerca de um terço do continente africano e é uma das regiões mais secas do planeta. Assinale a seguir a alternativa que apresenta o processo que dá origem aos oásis:
a) Rios intermitentes, concentram água em determinadas porções rebaixadas durante as estações úmidas e formam os oásis.
b) Afloramento do lençol freático, formado pelo acúmulo da água das chuvas durante milhares de anos.
c) Reservatório subterrâneo, que é formado nas estações úmidas pela infiltração de água de rios perenes.
d) Açudes, resultado da ação antrópica que ao plantar árvores, gera um microclima favorável a concentração de água.
e) Rios intermitentes, secam na maior parte de suas extensões, mas mantêm água durante a estiagem nas regiões de oásis.
2) Leia os trechos seguintes sobre o Sudão e o Sudão do Sul:
Texto 1:
“O conflito no Sudão, opondo um governo ditatorial árabe-muçulmano do Norte e os rebeldes cristãos e animistas do Sul, tem sido há muito considerado um dos mais longos e violentos da África. Assolado pela guerra desde a independência em 1956, o maior país do continente africano, com mais de 30 milhões de pessoas, viveu apenas cerca de onze anos de uma paz extremamente instável entre 1972 e 1983. ”
Texto 2:
“Quanto à opção religiosa, o Sudão tem 70% de muçulmanos, 25% de praticantes de religiões tradicionais (não raro chamadas de “animistas”) e 5% de adeptos ao cristianismo. Dos muçulmanos, metade (35%) é de árabes, fenômeno que mostra tanto a existência de árabes não-muçulmanos, quanto a existência de grupos negros do sul ou não-árabes do norte convertidos ao Islã. Relativa complexidade revelada por estes dados sociais indica a inexistência de blocos étino-religiosos homogêneos – não se podendo associar imediatamente árabes a muçulmanos e negros a animistas/cristãos (muito embora seja uma relação que, em geral, procede) –, o que contraria interpretações simplistas que abordam o conflito regional unicamente nesses termos”.
A leitura e análise dos dois trechos permitem afirmar que
I. Os dois textos são complementares, o texto 01 apresenta uma afirmação, enquanto o texto 02 explica a afirmação apresentada anteriormente.
II. Os dois textos tratam do mesmo assunto, mas apresentam pontos de vistas e interpretações distintas para um mesmo contexto.
III. Os textos apresentam pontos de vistas divergentes, enquanto o texto 02 identifica as complexidades do tema, o texto 01 restringe-se a generalizações.
IV. Os dois textos são complementares, mas o texto 01 critica o que é defendido no texto 02.
Assinale a seguir a alternativa que apresenta somente assertivas corretas:
a) I e II.
b) II e III
c) III e IV.
d) I e III.
e) II e IV.
3) A Primavera Árabe é o termo utilizado para se referir a série de protestos e manifestações que eclodiram em 2011 nos países da África do Norte, tais como no (na) __________, a Tunísia e a Líbia. As principais reivindicações estavam relacionadas com __________ e a maior abertura política; ___________ e o respeito pelos direitos individuais. Na verdade, toda uma conjuntura política, econômica, social e informacional permitiu a ocorrência e a difusão de tais protestos, entretanto, o que fez com que tais protestos eclodissem foi a insatisfação com o nível de vida causa com o ___________.
Assinale a seguir a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto
a) Marrocos, o fim da ditadura, o fim da corrupção a morte do líder Muammar Kadhafi.
b) Egito, a implantação de um governo islâmico, o fim da corrupção, a redução do preço do petróleo.
c) Egito, o fim da ditadura, o fim da corrupção, o aumento dos preços dos alimentos.
d) Marrocos, a implantação de um governo islâmico, redução dos impostos, a morte do líder Muammar Kadhafi.
e) Egito, o fim da ditadura, a implantação de um governo islâmico, o aumento dos preços dos alimentos
4) “Diversos países do Oriente Médio, onde a precipitação média oscila entre 100 e 200 mm por ano, dependem de alguns poucos rios perenes e pequenos reservatórios de água subterrânea, geralmente localizados em regiões montanhosas, de difícil acesso. Em muitos desses países, a água potável é proporcionada por meio de sistemas de dessalinização da água do mar, e, pela impossibilidade de manter uma agricultura irrigada, mais de 50% da demanda de alimentos é satisfeita mediante importação de produtos alimentícios básicos”. O Oriente Médio é uma região pobre em recursos hídricos e a escassez de água é motivo de conflitos entre
a) Arábia Saudita e o Catar pela posse de oásis no deserto da Arábia.
b) Irã e Iraque pelo uso das águas do rio Tigre.
c) Israel e Líbano pela posse do rio Eufrates.
d) Iraque e Turquia pelo uso das águas dos rios Tigre e Eufrates
e) Israel e Síria pela posse do rio Jordão.
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
1.B, 2.D
Explicação:
cristianowilerson:
alguem tem as respostas da AV2 geografia geral?
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás