2. Sobre a Revolução Industrial, responda:
a. Onde e quando começou _____.
b. Razões do pioneirismo inglês _____.
Respostas
Resposta:
A-Na europa entre os séculos Xv e meados do xv III
B- Foi a existência de : Minas de carvão mineral e minério de ferro no território inglês.
Explicação:
Resposta: A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas. Foi neste período que houve o aparecimento das primeiras fábricas (que hoje denominamos indústrias).
Os Ingleses são considerados os pioneiros da Revolução Industrial porque foi na Inglaterra que a substituição do trabalho artesanal (manual) foi substituído por máquinas com maior intensidade.
Explicação:
O filósofo Karl Marx nasceu em 1818 e faleceu em 1883. Ele viveu (e estudou) intensamente o fenômeno da revolução industrial.
Na teoria marxista, o materialismo histórico pretende a explicação da história das sociedades humanas, em todas as épocas, através dos fatos materiais, essencialmente econômicos e técnicos. A sociedade é comparada a um edifício no qual as fundações, a infra-estrutura, seriam representadas pelas forças econômicas, enquanto o edifício em si, a superestrutura, representaria as ideias, costumes, instituições (políticas, religiosas, jurídicas, etc). A propósito, Marx escreveu, na obra A Miséria da filosofia (1847) na qual estabelece polêmica com outro Filósofo (Proudhon):
"As relações sociais são inteiramente interligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam o seu modo de produção, a maneira de ganhar a vida, modificam todas as relações sociais. O moinho a braço vos dará a sociedade com o suserano; o moinho a vapor, a sociedade com o capitalismo industrial."
Portanto, a partir da segunda metade do século XVIII, com a Revolução Industrial, inicia-se um processo ininterrupto de produção coletiva em massa, geração de lucro e acúmulo de capital.
Então, a Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
Os Ingleses são considerados os pioneiros da Revolução Industrial porque foi na Inglaterra que a substituição do trabalho artesanal (manual) foi substituído por máquinas com maior intensidade. Karl Max, Filósofo alemão escreveu sobre este fenômeno justamente porque vivia na Inglaterra e observava e estudava (de maneira acadêmica) tudo de perto.