• Matéria: Pedagogia
  • Autor: lamperttania
  • Perguntado 7 anos atrás

“[No] 2º Congresso [Nacional de Educação de Adultos, as] delegações participantes enfatizaram [...] a precariedade dos prédios escolares, a inadequação dos métodos de ensino e a falta de qualificação profissional para atender o adulto analfabeto. Estava presente a delegação de Pernambuco, composta, entre outros educadores, por Paulo Freire, fazendo outras críticas, evidenciando a necessidade de uma maior comunicação entre educador e educando, bem como a necessidade de se adequar os conteúdos e os métodos de ensino às características socioculturais do aluno adulto pertencente às classes populares”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Edicleia A. A. dos; OLIVEIRA, Rita de C. de. Resgate do Histórico do Analfabetismo Adulto no Brasil: Um caminho ainda por se construir, p. 9. . Acesso em 16 de mar. 2017.

De acordo com a citação acima e o livro-base A Educação de Jovens e Adultos sobre as reflexões de Freire sobre a concepção de alfabetização como ato de conhecimento, leia e analise as afirmativas a seguir:

I. Para esta concepção de alfabetização, os analfabetos são seres concretos, criadores e recriadores, são sujeitos que pensam e que produzem saberes na sua prática social.
II. Esta concepção de alfabetização apresenta, como uma de suas características, uma prática educativa baseada na opressão.
III. Para esta concepção de alfabetização, os únicos seres considerados concretos, criadores e recriadores, bem como sujeitos ativos capazes de interagir, pensar e produzir são os alfabetizados e letrados.
IV. Esta concepção de alfabetização apresenta, como uma de suas características, uma prática educativa baseada no diálogo.

Estão corretas apenas as afirmativas:
A III e IV
B I e II
C II e IV
D II e III
E I e IV

Respostas

respondido por: fatylampertp6mwwv
15

Resposta:

E I e IV

para Paulo Freire, a alfabetização de adultos, como ato de conhecimento, apresenta, como uma de suas características o fato de os analfabetos serem seres concretos, criadores e recriadores; são sujeitos que pensam e que produzem saberes na sua prática social. Essa concepção consiste em uma prática educativa baseada no diálogo

Perguntas similares