• Matéria: Química
  • Autor: AdrianaAugustox
  • Perguntado 6 anos atrás

A solubilidade do dicromato de potássio (K2Cr2O7) a 20ºC é igual a 12g/100g de água e, a 60ºC é igual a 43g/100g de água. Sabendo-se que uma solução foi preparada dissolvendo-se 20g do sal em 100g de água a 60ºC e que depois ela foi resfriada a 20ºC, determine a massa de sal depositada no fundo do recipiente.

Respostas

respondido por: e14MikaelSoare
3

Resposta: 8g de corpo de fundo

Explicação: o coeficiente de solubilidade a 60° é 43g/100g de água, isso diz que no primeiro experimento o soluto não ultrapassa o coeficiente de solubilidade, mas após resfriar a substância esse coeficiente diminui, passa para 12g/100g de água.

20 - 12 = 8g


e14MikaelSoare: Oi, preciso te esclarecer uma coisa. No experimento de aquecimento e resfriamento é umportante saber o estado de repouso da solução. Quando a solução atinge seu coeficiente de solubilidade e faz se o aquecimento para para que ainda mais soluto seja dissolvido ela vira uma solução supersaturada. Só que quando ela é resfriado ela pode ou não ter corpo de fundo.
e14MikaelSoare: No caso dessa questão eu tive um pequeno engano por não perceber esse detalhe. A solução que supersaturada quando resfriada tem uma instabilidade muito grande não havendo deposito de corpo de fundo se não hover repouso, ou seja, se a solução sofrer algum abalo físico o a diferenças de soluto irá se depositar no fundo, mas somente se houver a quebras desse repousi.
e14MikaelSoare: A questão não fala desse repouso o que deixa de certa forma incompleta.
Perguntas similares