nos mamíferos do sexo masculino, qual órgão é compartilhado com o sistema excretores e o reprodutor?
Respostas
Apesar do sistema excretor e reprodutor apresentarem ductos comuns nos quais os excrementos e os gametas são liberados para o mundo exterior, estes dois sistemas apresentam origem embriológica distinta. Os rins segmentares são derivados do nefrótomo ou mesoderma intermediário. Enquanto que as gônodas são formadas a parir da crista genital e não são segmentadas.
Os rins excretam os produtos residuais (substâncias nitrogenadas resultadas do metabolismo das proteínas) e regulam a água e os minerais do corpo. No entanto observado as diferenças encontradas no metabolismo de diversos grupos é possível que os rins estivessem plesiomorficamente relacionados somente a regulação de íons bivalentes, tais como cálcio e fosfato. Os rins dos vertebrados funcionam por ultrafiltração. O sangue chega diretamente aos rins pelos vasos renais e através da pressão sanguínea a água é forçada a sair juntamente com íons e pequenas moléculas através das paredes dos capilares.
A reprodução é o meio pelo qual os gametas são produzidos, liberados e combinados com os gametas do sexo oposto para produzir um zigoto fertilizado. Em geral a existência de dois sexos é a norma, no entanto, existem espécies com apenas um sexo em grupos de peixes, anfíbios e répteis. Os órgãos que produzem gametas (células sexuais) são as gônodas: ovários nas fêmeas e testículos nos machos. As gônodas são pares e em geral localizadas na parede posterior do corpo por traz do peritônio. Os ovários possuem grandes células sexuais primárias denominadas folículos, conforme o desenvolvimento das células foliculares nutre o óvulo em desenvolvimento.
Quando o óvulo amadurece existe o rompimento do folículo e a liberação do óvulo. Já os testículos são compostos por túbulos seminíferos interconectados onde os espermatozóides amadurecem. Nestes túbulos os espermatozóides são nutridos e sustentados por células de suporte ou também denominadas células de Sertoli.
Nos diferentes grupos de vertebrados existem diversas adaptações tanto morfológicas quanto comportamentais na reprodução. Estas adaptações fogem ao escopo desta apostila, sendo um assunto extremamente complexo e extenso.
Coordenação e Integração
A coordenação e integração dos vertebrados são feitas pelo sistema nervoso. O sistema nervoso fornece informações sobre o mundo externo do organismo e controla as funções dos órgãos e músculos. A coordenação dos órgãos é necessária para que trabalhem um comum acordo para que as ações não sejam conflitantes. Tanto os sinais do sistema nervoso quanto as secreções endócrinas distribuídas pelo sangue tem um papel muito importante nesta regulação.
A unidade básica do sistema nervoso é o neurônio. Nos gnatostomados os axônios dos neurônios são cobertos por uma camada gordurosa isolante denominada bainha de mielina que aumenta a velocidade na condução dos impulsos nervosos. Os axônios em geral são agrupados, de modo que estes agrupamentos são chamados de diferentes maneiras. No sistema nervoso periférico são denominados nervos, enquanto que no sistema nervoso central são denominados tratos.
A medula espinhal é composta por um tubo oco contendo uma camada de substância cinzenta que são os corpos celulares, e uma camada de substância branca que são os axônios revestidos de bainha de mielina. A medula espinhal tem em muitos vertebrados uma grande autonomia, inclusive alguns movimentos natatórios são controlados pela medula em alguns peixes.
Ao longo da filogenia dos vertebrados é reconhecido um aumento na complexidade nas conexões dentro da espinha neural e entre a espinha e o encéfalo. Os nervos do sistema nervoso periférico saem da espinha neural em segmentos. Cada nervo saindo da espinha neural tem quatro tipo de fibras neurais: fibras sensoriais somáticas da parede do corpo; fibras motoras somáticas para o corpo; fibras sensoriais viscerais da parede do trato digestório dos vasos sanguíneos; e fibras motoras viscerais para os músculos e glândulas do trato digestório e dos vasos sanguíneos.
Os vertebrados apresentam também nervos que saem diretamente do encéfalo, os chamados nervos cranianos. Estes nervos são 10 pares nos vertebrados não amniotas e 12 pares nos amniotas. De um modo geral o encéfalo dos vertebrados é uma estrutura com três partes. Na configuração mais simples o prosencéfalo está associado com o olfato, o mesencéfalo com a visão, e o rombencéfalo com o equilíbrio e detecção de vibrações (audição no caso dos vertebrados terrestres).
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO