1)“Toda e qualquer lei só contribui efetivamente para a melhora da humanidade quando está escrita no coração. Apenas saber que todos nascemos livres e iguais, como ensina o primeiro artigo da bela Declaração dos Direitos Humanos, ainda é pouco. É preciso viver esta igualdade dia por dia, começando de nossos relacionamentos familiares e domésticos. E é muito difícil conceder igualdade ao diferente de nós em raça, classe social, inteligência, temperamento, gostos e crenças. É muito difícil conceder a alguém um julgamento justo quando já o julgamos em nosso íntimo [...]”.
Considerando o texto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. Os direitos humanos são dirigidos exclusivamente aos Estados
PORQUE
II. As pessoas não são confiáveis para protegerem e realizarem os direitos humanos.
A respeito dessas asserções assinale a opção CORRETA:
Alternativas:
a)As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b)As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
c)A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
d)A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
e)Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
2)“Conhecido pela luta pelos direitos das crianças, o Nobel da Paz (2014) indiano Kailash Satyarthi lançou uma campanha pelo fim do trabalho infantil e pelo direito à educação no Brasil. Denominada 100 milhões para 100 milhões, a campanha foi lançada na segunda (12), Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, em Brasília.
O projeto visa mobilizar 100 milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente jovens, para lutar por crianças e adolescentes que vivem em pobreza extrema, sem acesso à educação e presas em atividades como trabalho infantil, escravidão e exploração sexual.
O evento de lançamento ocorreu em uma audiência pública do Senado Federal, onde foi realizado um balanço a respeito dos três anos do Plano Nacional de Educação, com participação dos parceiros Fórum Nacional pela Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e Campanha Nacional pelo Direito à Educação.”
Sobre os direitos de crianças e adolescentes no Brasil, assinale a única alternativa CORRETA:
Alternativas:
a)Os direitos humanos das crianças e adolescentes não têm necessidade de serem especialmente destinados à proteção deste grupo, pois ainda não são sujeitos de direitos.
b)As crianças e adolescentes devem ter todos os direitos humanos que lhes são conferidos respeitados com prioridade pelo Estado, que lhes deverá elaborar ações afirmativas nesse sentido.
c)Os direitos humanos de crianças e adolescentes não são assuntos de relevância internacional, uma vez que se trata de matéria de regulamentação doméstica, interna à cada país.
d)Crianças e adolescentes, por não serem sujeitos de direitos, deverão ter seus direitos humanos reconhecidos em nível internacional.
e)Os direitos humanos de crianças e adolescentes são os mesmos direitos humanos de uma pessoa adulta, uma vez que aqueles um dia se tornarão adultos também.
3)“A Organização das Nações Unidas instituiu 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi definida para alertar a sociedade sobre o número crescente de maus tratos cometidos à população da terceira idade.
Para se ter uma ideia desta triste realidade, a cada 10 minutos, um idoso é agredido no Brasil. Em 70% desses casos, o agressor é o próprio filho. Os dados são da Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida do Rio de Janeiro.
A violência contra os idosos tem várias facetas. Abandono, roubo, espancamento, humilhação, cárcere privado, violência física e psicológica são alguns exemplos das agressões cometidas. Medo, constrangimento e constantes ameaças são as principais causas que impedem a população idosa de denunciar esses delitos. As agressões ocorrem dentro de casa, de quem, teoricamente, mais se espera amor e proteção".
Após a leitura do trecho da notícia acima, julgue as assertivas abaixa como verdadeiras (V) ou falsas (F):
I – Os direitos da população idosa, no Brasil, previstos tanto por sua Constituição Federal quanto pelo Estatuto do Idoso, são formas de lhe conceder, legalmente, dignidade nesta fase da vida, um dos fundamentos dos direitos humanos.
II – Os crimes mencionados na reportagem acima, quando praticados contra pessoa idosa, não teriam necessidade de serem tipificados em uma legislação especial pois já estão previstos pelo Código Penal brasileiro.
III – A violência praticada contra idosos está prevista no Estatuto do Idoso e é considerada como crime, sendo que sua denúncia independe de autorização da vítima.
Agora, assinale a única alternativa CORRETA:
Alternativas:
a)V-V-F.
b)F-F-V.
c)V-F-V.
d)V-F-F.
e)F-V-V.
Respostas
respondido por:
114
Resposta:
1 - e) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
2 - b) As crianças e adolescentes devem ter todos os direitos humanos que lhes são conferidos respeitados com prioridade pelo Estado, que lhes deverá elaborar ações afirmativas nesse sentido.
3 - c) V-F-V
4 - a) F-V-F.
Explicação:
Corrigido pelo AVA.
junioarnaldo:
Top, tudo certo!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás