Sobre o pensamento político de Maquiavel na obra O Príncipe, os conceitos de "virtù" e "fortuna" são são atributos indispensáveis para o governante na constituição e manutenção dos principados. Sobre esse tema, marque a alternativa correta. *
a) O príncipe deve agir de maneira prudente a fim de manter seus súditos sob o seu controle. Entre ser amado e temido, é preferível que o príncipe seja temido, pois os homens são covardes e inclinados à traição.
b) O príncipe não deve defender seus súditos. A gratidão daqueles que estão sob o poder do Estado não é garantia de manutenção do poder. O que garante a coesão interna do Estado é a capacidade do governante em gerar medo em seus inimigos políticos.
c) Ao propor uma espécie de diretriz (um caminho) para os futuros príncipes, Maquiavel não cita os governantes que fracassaram, pois são péssimos exemplos.
d) Maquiavel defende que o príncipe deve governar com a finalidade de manter a ordem e a harmonia interna dos principados. Nesse sentido, deve governar respeitando as liberdades dos súditos e buscar sempre o bem comum.
e) O governante deve se manter sempre acima dos súditos, oprimindo o povo como forma de demonstrar poder e autoridade. Maquiavel chega a falar que é melhor o príncipe ser odiado que amado.
Respostas
respondido por:
18
Resposta:
Letra A
Explicação:
Lembro que meu professor explicou uma vez, ser temido é muito mais seguro do que ser amado. Isso porque, segundo ele, dos homens pode-se dizer que geralmente são ingratos, volúveis, dissimulados e ambiciosos. É claro que, enquanto se lhes faz o bem, tudo isso fica oculto sob a pele
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás