• Matéria: Português
  • Autor: gabrielbrener
  • Perguntado 7 anos atrás

"No dia em que nasci, as pessoas da nossa aldeia tiveram pena de minha mãe, e ninguém deu os parabéns a meu pai. Vim ao mundo durante a madrugada, quando a última estrela se apaga. Nós, pachtuns, consideramos esse um sinal auspicioso. Meu pai não tinha dinheiro para o hospital ou para uma parteira; então uma vizinha ajudou minha mãe. O primeiro bebê de meus pais foi natimorto, ***mas*** eu vim ao mundo chorando e dando pontapés. Nasci menina num lugar onde rifles são disparados em comemoração a um filho, ao passo que as filhas são escondidas atrás de cortinas, sendo seu papel na vida apenas fazer comida e procriar."

"Meu pai costumava dizer que o povo do Swat e os professores haveriam de continuar a educar seus filhos enquanto a última sala, o último professor e o último aluno estivessem vivos. Meus pais nunca me aconselharam a abandonar a escola. Nunca. Embora amássemos estudar, só nos demos conta de quanto a educação é importante quando o Talibã tentou nos roubar esse direito. Frequentar a escola, ler, fazer nossos deveres de casa não era apenas um modo de passar o tempo. Era nosso futuro."

Trechos do livro "Eu sou Malala"

Anexos:

Respostas

respondido por: liviasilvaFideles
67

Resposta:

opção 4

O gênero dos trechos é autobiografia e relação de sentido da conjunção "MAS" é adversativa.

Explicação:

A autobiografia é a biografia escrita pela pessoa de quem a biografia fala, geralmente resulta de quando o autor procede ao levantamento de sua própria existência. ... Exemplos notáveis de autobiografias incluem: The Words de Jean Paul Sartre, os quatro volumes da autobiografia de Simone de Beauvoir, dentre outros.

Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: (mas), porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. Por exemplo: Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.

Biografia: feita a partir de um estudo documental profundo sobre a vida e a época de uma determinada pessoa. Exemplo: Hitler, de Kershaw. Autobiografia: nela, o autor fala sobre si mesmo, narrando os acontecimentos mais marcantes de sua vida ou enfocando em uma experiência específica.


gabrielbrener: boa tem mais uma tu pode responder?
liviasilvaFideles: vou olhar...
respondido por: catherinepnhr
19

Diferença entre autobiografia e biografia:

  • A autobiografia é um gênero literário composto pela narração da história de vida de uma pessoa escrita por ela mesma.
  • Já a biografia é a narração da história de vida de uma pessoa escrita por outro autor, alguém conhecido ou que estudou muito sobre a vida da pessoa objeto da biografia.

O livro Eu sou Malala, foi escrito pela própria Malala Yousafzai, portanto se trata de uma autobiografia.

As conjunções adversativas são conjunções usadas para expressar oposição/contraste dentro de uma frase.

Logo, a conjunção "mas" destacada no texto é uma conjunção adversativa, pois ela destaca o contraste entre o primeiro filho dos pais de Malala que, infelizmente foi natimorto e a própria Malala que nasceu chorando e dando pontapés.

Eu sou Malala é um livro muito importante na atualidade.

Espero ter ajudado!

Leia mais sobre conjunções aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/11162244

https://brainly.com.br/tarefa/5125198

Anexos:
Perguntas similares