O gestor do departamento de RH da empresa Soluções Inteligentes S.A. tem um grande desafio e trabalho pela frente. Mediante a sobrecarga de trabalho que vem sofrendo, percebeu a necessidade de transmitir para outra pessoa o processo de lançamentos e conferências do portal do plano médico da empresa. Com a gestão de um verdadeiro líder, o primeiro passo a ser tomado é definir um colaborador da equipe para executar essa tarefa. Em seguida, ensinar a ele todo o processo do início ao fim, acompanhá-lo por um mês e, por fim, aguardar o processamento das informações no portal, que deve ser feito apenas por esse colaborador.
Porém, o gestor da Soluções Inteligentes S.A. não seguiu nenhuma das etapas mencionadas. Mas, para a surpresa do departamento, ao fecharem todos os processamentos, o referido colaborador descobriu uma maneira mais fácil de realizar a conferência do plano. Para tal, ele apenas confrontou os boletos para pagamento e relatórios emitidos do próprio portal. O colaborador apresentou ao gestor uma planilha de excel com fórmulas aprimoradas. No entanto, o gestor, que sequer lhe ensinou o ofício, não aceitou tal mensuração e o pior, não entendeu nada da planilha, pois estava acostumado com outro formato que ele próprio havia criado e que também não havia lhe repassado.
Em nosso dia a dia, à medida que vamos praticando atividades no trabalho, reinventamos maneiras mais fáceis de realizar nossas tarefas, que às vezes até nos perguntamos: "Como não conseguimos pensar nisso antes?" A habilidade numérica e espacial desse colaborador é inegável, mas, mesmo assim, foi contestada. E agora, o que você faria para mostrar ao gestor do departamento que a maneira encontrada pelo colaborador era mais dinâmica e orientada para os resultados que ele mesmo precisaria apresentar para a direção da empresa? Ou talvez, como ensiná-lo a interpretar tal banco de dados que, além de possui maior clareza, também é bem mais rápido e fácil de se fazer? Qual a melhor estratégia para quebrar essa barreira? Transforme todas as respostas em um plano de ação, envolvendo soluções e agentes dificultadores.
Respostas
Resposta:
O colaborador poderia, em reunião com seu gestor, esmiuçar todos os dados da planilha e mostrar também como obteve o raciocínio que o levou a tamanha facilidade. Além disso, caso haja uma relação de confiança, ele poderia pedir ao seu gestor que ele mesmo apresentasse para a direção os indicadores e, então, ambos iriam perceber a reação dela frente ao novo formato de conferência. Outra opção seria o colaborador fazer o passo a passo de construção do indicador junto com o seu gestor para que ele visualizasse, na prática, como construí-lo. Numa atitude bastante ousada, o colaborador também poderia pedir ao seu gestor um voto de confiança e apresentar o novo banco de dados para a direção, confrontando as conferências e indagando qual seria a melhor delas, na percepção dos envolvidos
Explicação:
O plano estratégico do encarregado do RH, deve levar em conta a transparência dele e também a forma como ele analisa os problemas.
RH e plano estratégico
O departamento de RH é o setor responsável pelas leis do trabalhador em uma empresa. O gestor do RH da empresa em questão, teve de transferir o encargo de trabalho para outra pessoa, tendo em mente que ele poderia conseguir traçar um plano estratégico para executar a tarefa de lançamentos e conferências do portal do plano médico da empresa.
Alguns dos pontos que ele deve levar em consideração é:
- Levantar quais os problemas: Ele deve fazer uma análise daquilo que ele deve melhorar na empresa
- Analisar os dados coletados: Com a análise dos dados coletados, ele vai entender o que ocasiona o problema
- Traçar um plano estratégico: O plano tem como objetivo quebrar a barreira que existia
- Aplicar o plano: Através da análise do banco de dados e do plano estratégico, ele pode agora aplicar a estratégia que havia planejado. De modo que os problemas da empresa possam ser solucionados.
Para saber mais sobre RH, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/52532269
#SPJ2