Como podemos deixar os equipamentos tecnológicos digitais que utilizamos mais seguros nos dias de hoje?
Respostas
Resposta:
A tecnologia e os dispositivos conectados à internet já fazem parte do nosso dia a dia. Estão presentes por todos os lados. Das redes sociais ao e-mail do trabalho, do smartphone sempre à mão à smart TV na sala de casa, estamos sempre acessando conteúdos, recebendo informações, trocando mensagens ou curtindo algum entretenimento. É inegável que toda essa tecnologia trouxe muitos benefícios para nossas vidas.
No entanto, para que a utilização dessas facilidades seja sempre segura, é fundamental estar atento às questões de privacidade e segurança de dados. É por isso que no dia 28 de janeiro celebra-se o Dia Internacional de Proteção de Dados Pessoais. Uma data dedicada à conscientização sobre a importância do uso seguro de tecnologias online, com ênfase na preservação da privacidade e das informações pessoais.
Selecionamos algumas dicas que devem ser seguidas para garantir a segurança e a proteção de seus dados na internet. Ao segui-las, você estará reduzindo riscos e fazendo um uso mais seguro dos seus dispositivos conectados. Tome essas precauções e divulgue essas informações para que todos possam ter uma navegação mais segura.
Mantenha os softwares de seu computador e smartphone sempre atualizados, especialmente os programas antivírus. Procure também instalar programas de firewall e criptografia que ajudam a manter seus dados seguros.
Fique atento ao recebimento de mensagens não solicitadas que peçam informações pessoais ou download de arquivos. Se for de alguma instituição, entre em contato por telefone para se certificar se a mensagem é autêntica. Nunca preencha formulários ou baixe arquivos sem ter certeza de sua procedência.
Não utilize senhas fáceis de serem reproduzidas ou relacionadas a você, como sua data de aniversário ou de pessoas próximas. Procure criar senhas aleatórias, que misturem letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
Não utilize computadores públicos para acessar informações sigilosas, como dados bancários. Essas máquinas podem estar programadas para reter informações como número da conta e senha de acesso. O mesmo vale para a utilização de redes de Wi-Fi públicas. Ao acessá-las, evite entrar em conteúdo sigiloso e digitar senhas, pois elas podem estar sendo capturadas sem você perceber.
Após acessar sites que exijam senha, lembre-se de sair deles fazendo o logout. Isso evita que seus dados fiquem expostos caso outra pessoa acesse o computador.
Se for armazenar conteúdo pessoal na nuvem, em serviços como Dropbox, Google Drive etc, prefira fazê-lo em arquivos compactados com senha. Assim, mesmo que alguém consiga acessá-los, não poderá ver seu conteúdo.
Nas redes sociais, fique atento ao grau de privacidade do que você posta. É sempre possível
configurar para que apenas amigos ou mesmo algumas pessoas específicas vejam o que você compartilha. Manter a configuração de privacidade totalmente aberta é sempre um risco de exposição de suas informações a pessoas que você não conhece.
Adotar essas atitudes e estar sempre atento às questões de segurança e privacidade é algo muito importante para preservar nossa intimidade e manter nossos dados longe de qualquer risco.
Explicação: