1-O príncipe que baseia seu poder inteiramente na sorte se arruína quando esta muda. Acredito também que é feliz quem age de acordo com as necessidades do seu tempo, e da mesma forma é infeliz quem age opondo-se ao que o seu tempo exige.
(Maquiavel. O Príncipe. Brasília: Ed. UnB, 1976, p.90.)
A formação dos Estados modernos na Europa Ocidental foi fruto de um complexo processo de alianças entre setores da nobreza e da nascente burguesia. O rei encarnava essa tensa aliança que expressava as lutas políticas próprias ao período de formação do Capitalismo.
Acerca do processo de formação dos Estados modernos, é possível afirmar que:
a-( ) os princípios disseminados na obra de Nicolau Maquiavel, O Príncipe, são condizentes com a moralidade política medieval, que defendia a origem divina do poder real; portanto, ao príncipe caberia aceitar os desígnios divinos e governar para o bem da coletividade.
b-( ) Maquiavel elabora uma reflexão realista sobre o poder e o homem; portanto, aconselha o príncipe a governar em nome de uma razão destinada, primordialmente, ao fortalecimento do poder do soberano.
c-( ) a imagem do rei estava associada, desde a formação dos Estados feudais, a princípios religiosos. Os rituais de coroação, mediados pela igreja católica, sacralizavam o poder real.
d-( ) o tumultuado processo revolucionário francês disseminou um medo profundo nos Estados monárquicos que, posteriormente, formaram a Santa Aliança, para combater o avanço dos movimentos revolucionários.
Respostas
Resposta:
F
v
v
v (de certa forma)
Explicação:
f pq Maquiavel quebrava com essa sacralidade defendendo que o governante deveria utilizar-se da igreja mas não precisava na prática seguir seus valores morais
v defendia que um governante precisa de virtú para governa que é uma "habilidade" ligada a razão, seria saber tomar as escolhas corretas em certo contexto levando em consideração o real e não idealizações
v na época os governantes eram associados a igreja
Em relação ao processo de formação dos Estados Modernos, podemos afirmar que as alternativas que são verdadeiras são:
- B
- C
- D
A alternativa A é falsa, pois, segundo Nicolau Maquiavel, ao príncipe caberia governar conforme as necessidades de seu tempo, independente de ser defendendo desígnios divinos ou não.
O Príncipe
A obra "O Príncipe", escrita pelo filósofo Nicolau Maquiavel, foi publicada postumamente.
Na primeira parte da obra, Maquiavel demonstra ao seu leitor os tipos de principado existentes e as características que compõem cada um deles, distinguindo-os entre si.
É nessa parte, também, que Maquiavel explica como os Estados são decompostos em Repúblicas e Principados.
Na segunda parte, é realizada uma análise sobre a maneira como se deve dar o poder por parte dos governos, sua organização.
E na última parte, as normas de conduta que devem ser seguidas por um Príncipe são debatidas pelo autor.
Conheça mais sobre a obra "O Príncipe" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/24225675
#SPJ2