• Matéria: História
  • Autor: alanjohnys
  • Perguntado 7 anos atrás

Pq a Inglaterra entrou em comflito com a espanha......???
POR FAVOR ME AJUDEM......

Respostas

respondido por: joaobarrasolseguros
1

Resposta:

Olá

As motivações de Filipe II eram tanto políticas quanto religiosas. Isabel I, que era protestante, opôs-se ao catolicismo tornando obrigatório o comparecimento ao serviço religioso da Igreja Anglicana. Além disto, a morte de Mary Stuart, que foi acusada de traição e decapitada pois queria tomar o trono de Isabel I, foi o pretexto que Felipe II precisava para começar a guerra

A competição econômica entre os dois países estava tensa desde o momento em que John Hawkins iniciara a participação inglesa no tráfico de escravos em 1562, ganhando em seguida o apoio real. Os espanhóis consideraram as ações de Hawkins como contrabando ilegal nas suas colônias das Índias Ocidentais, e afundaram vários navios de uma expedição negreira liderada por Hawkins e por Francis Drake em San Juan de Ulúa, perto de Veracruz, no México, em 1568. O ataque em San Juan de Ulúa foi o incidente diplomático que começou a alterar as relações anglo-espanholas, que até então estavam relativamente amigáveis. O episódio enfureceu Drake e Hawkins, levando-os assim como a outros navegadores ingleses a se tornar corsários como uma maneira de quebrar o monopólio espanhol no comércio no Oceano Atlântico. As atividades corsárias inglesas reduziram severamente o montante do Tesouro espanhol.

Espero ter ajudado :)


alanjohnys: Não precisava ser mt grande mais obg
alanjohnys: Era só um resumo
alanjohnys: Haha
joaobarrasolseguros: desculpa
joaobarrasolseguros: bota melhor resposta se quiser rsrs
alanjohnys: Claro sua resposta e ótima
respondido por: mariliagabriela99947
0

Elizabeth I, da dinastia Tudor, subiu ao trono inglês em 1558, após seus dois meio-irmãos mais velhos, Eduardo VI e Maria I, morrerem. Durante seu governo, que durou mais de quatro décadas, a Inglaterra tornou-se uma grande potência econômica e marítima, vivenciando um período de estabilidade.

Nos mares, sua principal concorrente era a Espanha, governada por Filipe II desde 1556. Filipe casou-se com Maria I, rainha inglesa antes de Elizabeth, em 1554, o que o tornou rei consorte da Inglaterra até 1558, ano em que Maria I morreu. Posteriormente, a partir de 1580, em razão União Ibérica, Filipe II tornou-se, também, rei de Portugal.

Em termos religiosos, Elizabeth I tornou o anglicanismo a religião oficial da Inglaterra – retomando os planos de seu pai, Henrique VIII, os quais não tiveram continuidade durante o reinado de sua Maria I que, buscando restaurar o catolicismo, perseguiu os protestantes.

Filipe II também seguia o catolicismo, e, fervoroso, empenhou-se na luta contra o crescimento do protestantismo. O monarca acreditava que havia sido enviado ao mundo por Deus para defender a religião católica.

Em termos políticos, Elizabeth, algum tempo depois de assumir o trono, investiu em atividades navais para enriquecer a Inglaterra e para dar uma resposta a bloqueios comerciais marítimos instituídos pela Espanha que prejudicaram as Ilhas Britânicas.

Para isso, contou com os navegadores John Hawkins e Francis Drake, custeando suas atividades, que incluíam o tráfico de escravizados e saques a navios espanhóis saídos da América com tesouros. É importante destacar que essas atividades eram corsárias, semelhantes à pirataria na prática, mas financiadas pelo governo, como mencionado.

Temendo perder seu domínio no Atlântico em tempos de colonização, a Espanha, em 1568, afundou navios ingleses em San Juan de Ulúa, no México, acentuando as tensões entre os reinos, as quais, alguns anos depois, desencadeariam a Guerra Anglo-Espanhola.

Perguntas similares