4 - Na produção de cerveja, são usadas principalmente duas linhagens de leveduras:
I. Saccharomyces cerevisae, que apresenta altos índices de formação de gás carbônico;
II. Saccharomyces carlsbergensis, que possui índices mais baixos de formação desse gás. Em geral, as cervejas inglesas contêm maior teor alcoólico que as cervejas brasileiras e cada uma delas usam uma linhagem diferente de levedura.
a) - Qual linhagem de levedura é usada para produzir a cerveja brasileira? Justifique sua resposta.
b) - Um estudante argumentou que, para aumentar a quantidade de gás carbônico produzido, bastaria aumentar a quantidade de leveduras respirando no meio de cultura. O argumento é válido ou não? Por quê?
Respostas
A) Fermentação:É a degradação anaeróbica de moléculas orgânicas para obtenção de energia.É uma forma menos eficiente de transformar energia porque os produtos da reação são moléculas relativamente grandes que ainda possuem muita energia em suas ligações.Neste caso, a fermentação é alcoólica e os produtos são 2 moléculas de etanol (que ainda possuem muita energia) e duas de CO₂. As leveduras: Se uma delas produz mais CO₂, isso não significa que a reação é diferente. A fermentação é exatamente a mesma para as duas. O que muda é a atividade das leveduras, o metabolismo delas.Se uma produz mais gás, é porque seu atividade é maior e, por isso, ela produz maior quantidade de produtos. Sendo um dos produtos o etanol, ela produz mais álcool também.
b) havendo substrato suficiente para alimentar uma maior quantidade de leveduras, se sua população for maior a massa de gás será maior também. Por isso, o argumento é válido.